domingo, 31 de maio de 2015

Parque Eólico gera 1.100 Empregos e Municípios vibram com arrecadação de Impostos


O grupo dos Caminhantes do Parque Euclides Dourado, capitaneado por Valter Santana, promoveu na manhã de hoje, dia 31, uma visita ao Parque Eólico Caetés, empreendimento da Casa do Ventos, que esta sendo instalado numa área de 3 mil hectares, e que está localizado entre os municípios de Paranatama e Caetés.

Cerca de 120 participantes daquele Grupo puderam conhecer desde a instalação das Turbinas Eólicas, uma espécie de “Catavento Gigante”, que serão utilizadas para gerar energia elétrica através da força do vento.

Dos 107 aero-geradores previstos no Parque, 21 já começaram ser montados e a previsão é que em setembro todo o Sistema comece a funcionar. “Nós estamos hoje com aproximadamente 75% das obras já concluídas. Estamos concluindo a montagem de um aero-gerador por dia. Acho que é um investimento fundamental para esta região, mas principalmente para o setor elétrico brasileiro”, pontuou Miguel Saad, diretor de Implantação e Operações da Casa dos Ventos.

Ainda segundo informações da Casa dos Ventos, estão sendo investidos mais de 800 milhões de reais no Projeto. Quando estiver pronto, o Parque Eólico terá condições de gerar 182 magawatts/hora de energia, o suficiente para abastecer cerca de 300 mil casas e uma média de 1,2 milhão de pessoas. Toda a energia gerada pelo Parque será levada até uma sub-estação da CHESF, que vem sendo construída nas proximidades do município de São João (foto ao lado), sendo em seguida distribuída para a Celpe e Companhias Elétricas de outros Estados.  

A instalação do Parque aqui no Agreste também vem sendo importante economicamente. É que atualmente 1.100 empregos vêm sendo gerados. Desses quase 700 são de operários radicados na Região. Além disso, os municípios de Paranatama e Caetés vêm lucrando com a arrecadação de impostos, sobretudo o ISS. “Não tenho como estimar valores agora, mas a arrecadação está sendo muito boa e na medida em que o empreendimento for sendo concluído, nossa expectativa é melhorar ainda mais”, pontuou o vice-prefeito de Paranatama, Valmir do Leite, que ao lado do Prefeito José Teixeira, recepcionou os Caminhantes do Parque. Já em Caetés, especula-se que a arrecadação mensal será semelhante à parcela do FPM, o que certamente deve garantir diversos investimentos em prol da população daquela Cidade.  


Vale salientar que além do Parque Eólico Caetés, operários já trabalham na implantação do Projeto São Clemente, que será composto por 126 Turbinas e fica localizado entre os municípios de Caetés e Venturosa. O empreendimento tem um prazo para entrar em operação em janeiro de 2016 e também deve gerar vários empregos no Agreste Meridional.

Clique em Player e confira uma reportagem sobre o tema, exibida pela TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo na Região:

video