A Prefeitura de Garanhuns inaugurou, nessa segunda-feira, dia 29, a 2ª Sala Azul da Rede Municipal de Ensino. A implantação, segundo o Prefeito Sivaldo Albino (PSB), representa um investimento de mais de R$ 500 mil, custeados com recursos próprios.
O novo espaço fica localizado na Escola Municipal Jaime Luna, no bairro Cohab 3 e foi planejado para acolher e apoiar estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências, oferecendo ambiente adaptado para reduzir a sobrecarga sensorial e favorecer a concentração e o aprendizado.
A sala conta com recursos pedagógicos, mobiliário adaptado e tecnologia como ferramenta de inclusão, com jogos educativos interativos e conteúdos multimídias.
“Nossos estudantes já ocupam o lugar de protagonismo e inclusão e, com essa escola que inspira acolhimento, empatia e afeto, temos a oportunidade de construir uma educação pública ainda mais inclusiva”, destacou a secretária de Educação, Wilza Vitorino. “Hoje nós temos mais de 660 estudantes, dos quais mais de 60 têm algum tipo de deficiência. Essa entrega não é especial somente para nossa escola, mas para toda a comunidade”, complementou a gestora da Escola, a professora Maria José.
Até o fim deste ano, segundo o Prefeito, Garanhuns deverá contar com cinco unidades concluídas, com previsão de expansão para outras escolas em 2026. Além da Jaime Luna e do Colégio Padre Agobar Valença, que já contam com o equipamento, novas Salas Azuis estão previstas para a Escola Professor Letácio Brito (Boa Vista); EFITI José Ferreira Sobrinho (Distrito de São Pedro) e na Escola Pacífico Carlos Zoby, localizada no Viana & Moura. (@blogcarloseugenio, com imagens de Jorsuey Correia)