Nesse sábado, dia 10, o município de Lajedo realiza o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A mobilização acontece em todos os postos de saúde, das 8 às 16h, com foco na ampliação da cobertura vacinal dos grupos prioritários.
A Campanha segue as diretrizes do Ministério da Saúde e busca proteger a população contra os vírus da gripe, especialmente com a chegada dos meses mais frios, quando aumentam os casos de síndromes respiratórias. A vacina é segura, gratuita e indicada anualmente.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos a partir de 60 anos. Além disso, fazem parte dos grupos prioritários:
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Pessoas em situação de rua;
– Trabalhadores da saúde;
– Professores;
– Profissionais das forças de segurança e das Forças Armadas;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (urbano e de longo curso);
– Trabalhadores dos Correios;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A vacinação é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar complicações da gripe, hospitalizações e até óbitos, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, o cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
“É fundamental que as pessoas dos grupos prioritários aproveitem essa oportunidade para se proteger. A vacina é o melhor caminho para prevenir a gripe e evitar sobrecarga nos serviços de saúde”, destacou o secretário de Saúde, Thiago Brito. (@blogcarloseugenio)