O prazo para a entrega dos cinco leitos de UTI Pediátrica no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, terminou, porém, a estrutura ainda não foi finalizada e a Secretaria Estadual de Saúde solicitou prorrogação do prazo ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que acatou o pedido. A nova previsão é que os leitos estejam prontos até o dia 28 deste mês. O assunto foi destaque em reportagem da TV Asa Branca.
De acordo com a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, a instalação da UTI está em fase final. “Muito em breve será entregue a UTI do Hospital Dom Moura, em Garanhuns”, garantiu. O motivo do atraso, segundo o Governo, seria a demora na entrega de um tipo de piso específico, exigido pelo projeto arquitetônico da Unidade.
O Ministério Público, representado pelo promotor Domingos Sávio, informou que o Estado já havia solicitado anteriormente um prazo de 60 dias úteis para conclusão da obra, iniciado em fevereiro deste ano. Com o vencimento desse período, um novo pedido de prorrogação foi feito, agora por mais 10 dias.
“Diante das justificativas, deferimos a prorrogação para que, até o final do mês, dia 28 de maio, sejam entregues os leitos de UTI pediátrica no Hospital Regional Dom Moura”, afirmou o Promotor. Ele também reforçou que o Estado já reconheceu o “vazio assistencial” na região de Garanhuns, especialmente em relação ao atendimento a crianças e adolescentes.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
A luta pela instalação de leitos de terapia intensiva para o público infantil em Garanhuns é antiga, porém só a partir de 2023, o Ministério Público passou a acompanhar o caso de perto após receber denúncias de mães que perderam seus filhos por falta de atendimento especializado.
Em fevereiro deste ano, após diversas reuniões entre representantes da sociedade civil, do Governo do Estado e do MPPE, foi firmado o compromisso oficial com o prazo inicial de 60 dias úteis. (@blogcarloseugenio, com informações do ABTV 2ª Edição/TV Asa Branca)