A suspensão de uma festa junina popular prevista para este domingo, dia 29, vem gerando tensão entre a Prefeitura de Paranatama e membros da Oposição Política Local. A decisão partiu do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), após a Gestão Municipal entrar com recurso contra a realização do evento.
A festividade, organizada pela Associação Comunitária José Aldo Vieira de Lima e denominada “1º São João do Povo”, contaria com apresentações de artistas locais e regionais. Inicialmente, a Associação havia conseguido autorização no plantão judiciário de Garanhuns, por decisão do juiz Igor Ferreira dos Santos, que reconheceu o direito constitucional à livre reunião e determinou que o Prefeito Henrique Gois não impedisse o evento, sob pena de multa.
No entanto, a Prefeitura recorreu ao TJPE, argumentando que havia conflito no uso do espaço público, além do não cumprimento de exigências legais, como a falta de solicitação formal à Polícia Militar e ausência de prazo mínimo para requerer policiamento junto à Secretaria de Defesa Social. O desembargador Waldemir Tavares de Albuquerque acatou o recurso da gestão e suspendeu a realização do evento.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem e confira o Vídeo.
A decisão provocou críticas por parte da oposição. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o empresário Zelandyo Monte Horebe e os vereadores Sineval Porto e Rodrigo Broca acusaram o prefeito de prejudicar a população. “A praça é pública, é do povo, não tem dono”, afirmaram, destacando prejuízos para a economia local.
Em resposta, o Prefeito Henrique Gois divulgou nota oficial defendendo a posição da Gestão. “Esse grupo tentou organizar um evento de forma irregular, sem cumprir as exigências legais e de segurança. Festa boa é festa organizada, dentro da lei e com segurança garantida para todo mundo”, afirmou. A Oposição, por sua vez, garante que a festa ainda acontecerá em data futura.
Confira a Nota divulgada pelo Prefeito na Íntegra:
“NOTA – Resposta do Prefeito de Paranatama às acusações infundadas de um pequeno grupo de pessoas da oposição que tenta fazer politicagem de forma irresponsável.
“Infelizmente, um pequeno grupo da oposição está tentando distorcer os fatos e jogar o povo contra a Prefeitura. Mas o povo de Paranatama sabe muito bem o que está por trás disso.
Por isso, preciso esclarecer: ninguém aqui é contra festa, muito menos contra o nosso povo.
O que aconteceu foi simples: esse grupo tentou organizar um evento de forma irregular, sem cumprir as exigências legais e de segurança.
E quem conhece Paranatama sabe: festa boa é festa organizada, dentro da lei e com segurança garantida para todo mundo.
A Justiça analisou o caso e confirmou que não havia condições desse evento acontecer daquela forma, sem planejamento, sem documentos e sem segurança.
O nosso compromisso é com o povo, com a segurança e com o respeito à lei. Não vou permitir que politicagem irresponsável coloque a segurança de ninguém em risco.
Seguimos juntos, trabalhando e cuidando de Paranatama, com responsabilidade e respeito.”
Henrique Gois – Prefeito de Paranatama”. (@blogcarloseugenio)