A contratação da Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI) para organizar o Concurso Público da Prefeitura de Angelim, anunciado na semana passada, provocou repercussão no Município. A medida foi criticada pelo vereador Eduardo Correia, o Eduardo de Quiterinha, que questionou a idoneidade da Banca e cobrou mais transparência no Processo.
Em texto enviado ao Blog do Carlos Eugênio, o Parlamentar demonstrou preocupação com o histórico da FUNVAPI, que segundo ele “é alvo de investigações e ações do Ministério Público em diversos Municípios”. Para o Vereador Angelinense, “o que mais chama atenção nas investigações contra a FUNVAPI é o padrão repetido de possíveis favorecimentos a familiares de Gestores Públicos que contrataram a Fundação”, destacou Eduardo de Quiterinha.
“Em vários Municípios onde essa Empresa atuou, o que se viu foi parente de Prefeito, de Secretários e de aliados políticos sendo aprovado. Isso levanta uma desconfiança muito grande e, em respeito à população de Angelim, a gente precisa cobrar transparência e imparcialidade nesse processo”, complementou o Vereador.
Entre os municípios citados em denúncias envolvendo a Fundação, segundo o Parlamentar, estão: Passira-PE; São José de Caiana-PB; Novo Santo Antônio-PI e Limoeiro de Anadia, em Alagoas. “Em muitos desses casos, as investigações apontam indícios de direcionamento de vagas, aplicação irregular de provas e até vazamento antecipado de gabaritos”, alertou o vereador Eduardo de Quiterinha.
Ainda de acordo com o Parlamentar, “além dos procedimentos em Órgãos de Controle, há também diversas reclamações registradas por candidatos que participaram de concursos organizados pela Fundação, envolvendo desde classificações suspeitas até ausência de estorno de taxas em certames cancelados”, chamou a atenção o Vereador, que pediu para que a Prefeitura de Angelim “reavalie a contratação da FUNVAPI e busque uma banca com reputação ilibada e sem envolvimento em casos polêmicos”.
“O Concurso precisa ser uma porta de oportunidade justa para todos, e não uma encenação para beneficiar apadrinhados. Não podemos compactuar com isso”, completou o vereador Eduardo de Quiterinha.
A POSIÇÃO DA PREFEITURA DE ANGELIM – Em resposta, a Prefeitura de Angelim emitiu uma Nota Oficial de Repúdio às declarações do vereador Eduardo de Quiterinha. Confira:
“A Prefeitura Municipal de Angelim vem a público manifestar seu total repúdio à manifestação proveniente do Vereador Eduardo de Quinteirinha, veiculada por esse respeitável blog, cujo conteúdo tenta descredibilizar a contratação da banca para a realização, muito em breve, do concurso público no âmbito do município.
Pois bem. Na busca de melhor atender o interesse público, o Município de Angelim, efetuou a contratação da Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI), sucessora da Fundação João do Vale, instituição que possui larga experiência na elaboração de Editais de Concurso Público.
Todos os atos relacionados à aludida avença foram pautados pelos Princípios da Legalidade, Moralidade, Publicidade e, sobretudo, da TRANSPARÊNCIA!
De se ressaltar que a referida instituição já promoveu certames em diversos municípios pernambucanos, como, por exemplo, Feira Nova, Pesqueira, Sanharó, Passira, Surubim, Correntes, Agrestina, Petrolândia, Jurema e, recentemente, Belo Jardim.
Para além disso, todo o procedimento administrativo destinado à contratação da FUNVAPI, bem como o edital e demais documentos indispensáveis à feitura do concurso, serão encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE/PE, para efeito de análise e controle.
Assim, o concurso público será deflagrado com base na mais cristalina lisura, sem que haja qualquer tipo de alegação ou nulidade futura, ensejando segurança para todos os concorrentes.
Portanto, acreditando que a verdade e a transparência sempre irão prevalecer, a Prefeitura Municipal de Angelim fica à inteira disposição de qualquer interessado, inclusive o nobre parlamentar, para sanar dúvidas e apresentar informações sobre o Concurso Público vindouro. Atenciosamente, CARLOS HENRIQUE FIGUEIREDO LOPES LIMA – PREFEITO”.
FUNVAPI – O Blog do Carlos Eugênio enviou reiteradas mensagens a Fundação Vale do Piauí, via WhatsApp e também por E-mail, mas até o momento a FUNVAPI não se posicionou sobre as colocações do vereador Eduardo de Quiterinha. Seguimos a disposição para trazer a versão da Banca Organizadora.
CONCURSO – Com salários que variam entre R$ 1.518,00 e R$ 7.500,00, o Concurso Público da Prefeitura de Angelim terá vagas para candidatos com escolaridade nos níveis fundamental, médio e superior. De acordo com a Prefeitura, o edital completo será divulgado em breve, com todas as informações sobre vagas, inscrições, cronograma e critérios de seleção. (@blogcarloseugenio)