Agora é oficial. O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), por meio do conselheiro Carlos Neves, notificou o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), para que se manifeste sobre o descumprimento de um alerta emitido anteriormente pela Corte de Contas (relembre AQUI).
A medida está relacionada ao Processo nº 25101114-8, que trata de possíveis irregularidades envolvendo o uso da estrutura do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) para promoção pessoal do Gestor.
A notificação decorre de uma representação formalizada pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), apontando que, mesmo após o alerta do TCE sobre possível violação ao princípio da impessoalidade, a conduta irregular teria persistido.
No comunicado, o conselheiro Carlos Neves lembra o Alerta emitido anteriormente, que buscava prevenir condutas inadequadas por parte do Prefeito. Contudo, mesmo notificado, Sivaldo foi ao palco todos os dias do Evento para anunciar atrações do ano que vem. Ele também respondeu as observações do cantor Zeca Baleiro sobre a estrutura na frente do Palco e ao Diário de Pernambuco por reportagem publicada antes do Evento e levou convidados ao espaço, como os deputados Felipe Carreras, Carlos Veras e Cayo Albino.
Clique na imagem para assistir o Vídeo do dia 13/07/2025.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo do dia 12/07/2025.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo do dia 11/07/2025.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo do dia 10/07/2025.
PROMOÇÃO INDEVIDA – Em nota, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) afirmou que também instalou uma “Notícia de Fato”, que pode gerar uma investigação por supostas irregularidades, por causa das falas do Prefeito. O procedimento é da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns.
SIVALDO SE POSICIONA – Através de Nota enviada ao JC, o Prefeito Sivaldo Albino se posicionou sobre os fatos. Ele registrou ter recebido a notificação do TCE sobre sua participação no FIG 2025, e que estará apresentando as informações solicitadas, “com tranquilidade e responsabilidade”.
Para Albino, a participação dele no palco do FIG, deu-se “de forma institucional” e visava “somente a divulgação e impulsionamento do evento, inclusive com o anúncio de Artistas contratados para a edição 2026, para que todos os envolvidos no Festival possam (pudessem) repercutir e se preparar com uma antecedência nunca vista ao longo das edições”.
Sivaldo ainda avaliou as aparições dele no Palco de forma “positiva”, como, segundo Ele “pode ser comprovado pelo sucesso do evento”. (@blogcarloseugenio, com informações do TCE-PE e JC Online)