A Secretaria Municipal de Educação de Águas Belas se manifestou após a divulgação dos resultados do Indicador Criança Alfabetizada, ferramenta do Ministério da Educação (MEC) que mede o desempenho dos municípios na alfabetização de crianças na idade certa.
De acordo com o levantamento, Águas Belas ficou 1,51 ponto abaixo da meta estabelecida para 2024, que era de 61,29 pontos. A Secretaria destacou, em Nota Oficial, que os números se referem a políticas e ações implementadas por Gestões Anteriores e reforçou que, desde o início do atual governo, têm sido intensificados os investimentos em reestruturação pedagógica, formação de professores e uso de materiais alinhados à Política Nacional de Alfabetização.
“O compromisso da Gestão é inegociável com a melhoria da aprendizagem das crianças de Águas Belas. Reconhecemos o desafio e trabalhamos diariamente para superá-lo com responsabilidade e dedicação”, diz o comunicado.
“Seguimos confiantes de que os próximos resultados refletirão os esforços que já estão sendo empreendidos pela gestão municipal, em diálogo com escolas, professores, famílias e toda a comunidade educativa”, destacou a Secretaria de Educação Águas Belas.
DESEMPENHO ABAIXO DO ESPERADO – Além de Águas Belas, outros seis Municípios do Agreste Meridional não conseguiram alcançar os índices exigidos pelo MEC para 2024. A situação mais crítica é a de Calçado, que obteve 40,68 pontos, ficando 20,43 pontos abaixo da meta de 61,11. São João registrou 54,47 pontos (meta de 63,98); Paranatama 66,67 pontos (meta de 75,04) e Palmeirina 59,45 pontos (meta de 63,78).
Angelim e Bom Conselho também não atingiram o resultado esperado, com déficits de 2,6 e 2,55 pontos, respectivamente dos índices estabelecidos pelo MEC.
Enquanto alguns municípios não atingiram a meta, outras cidades do Agreste Meridional superaram as projeções do MEC para os próximos anos. Brejão, Lagoa do Ouro e Iati, por exemplo, já alcançaram em 2024 índices previstos para 2030, com pontuações acima de 80 pontos.
Saloá se aproximou da meta para 2029, e outros municípios como Correntes, Terezinha, Jucati, Capoeiras e Garanhuns superaram as metas previstas para 2027. Para saber mais clique AQUI. (@blogcarloseugenio)