BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 20 de agosto de 2025

 

A Prefeitura de Garanhuns avançou esta semana em duas frentes importantes da educação inclusiva. Nessa segunda-feira, dia 18, foi entregue a reforma do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP). Já nessa terça-feira, dia 19, a gestão inaugurou a primeira Sala Azul da Rede Municipal de Ensino, instalada no Colégio Padre Agobar Valença.

 

 

O CAP, referência no acompanhamento de estudantes cegos e com baixa visão, que foi inaugurado na Gestão de Luiz Carlos de Oliveira, em 2006, passou por uma reforma que incluiu recuperação do telhado, pintura, manutenção elétrica e hidráulica, além da instalação de forro de PVC. O espaço também conta agora com sala de informática adaptada e sala de música.

 

 

Já no Colégio Padre Agobar Valença, a Sala Azul foi projetada para atender estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças neurodivergentes. O ambiente recebeu iluminação, cores e recursos que reduzem a sobrecarga sensorial e favorecem o aprendizado. “Essa sala simboliza a sensibilidade e o reconhecimento de que cada criança merece ser respeitada na sua individualidade”, ressaltou a gestora da Escola, Roberta Faustino.

 

 

O Prefeito Sivaldo Albino destacou que quase 10% dos alunos da Rede Municipal possuem algum tipo de deficiência. “São iniciativas como essas que reafirmam nosso compromisso de garantir o direito de aprender a todas as crianças e adolescentes”, afirmou Albino.

 

 

De acordo com a secretária de Educação, Wilza Vitorino, o planejamento é que outras quatro Salas Azuis sejam implantadas até o fim de 2025 em Escolas Municipais de Garanhuns. (@blogcarloseugenio, com imagens de Jorsuey Correia/PMG)