Garanhuns relembra nesta sexta-feira, dia 12, três anos do falecimento do farmacêutico e Ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira, conhecido como Seu Luiz da Farmácia. Ele morreu aos 76 anos deixando um legado marcado pelo trabalho, pela seriedade e pelo compromisso com os mais carentes.
Natural de Calçado, Luiz Carlos foi um dos mais conceituados comerciantes da Cidade, proprietário das farmácias São Luiz e Santo Antônio, onde ganhou destaque por oferecer atendimento acessível à população, sendo apelidado de “Médico dos Pobres”.
Além do comércio, atuou como Venerável Mestre da Loja Maçônica Mensageiros do Bem e presidiu a CDL/Garanhuns, onde viabilizou a construção da sede atual e criou o Natal dos Sonhos, em 2003.
Na política, foi eleito Prefeito em 2004, com 25.100 votos, e reeleito em 2008, com 33.371 votos. Durante seus mandatos, desenvolveu ações em saúde, educação, agricultura, habitação, infraestrutura, esportes e projetos sociais, com destaque para a construção de mil casas populares em parceria com o Governo Federal; pavimentação de mais de 300 vias e programas sociais como “A Criança vai ao Cinema” e “Prefeitura Presente”.
PARQUE – Em homenagem à sua trajetória, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) batizou o Parque Esportivo da Cidade com o nome de Luiz Carlos de Oliveira. O equipamento foi edificado no antigo Parque de Exposições de Animais, no bairro Aloísio Pinto. O Projeto de Lei que propôs a homenagem foi apresentado pelo vereador Alcindo Correia (PSB), e aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal.
DUPLICAÇÃO DA BR-423 – Uma das idealizações de Luiz Carlos e que hoje se torna realidade é a duplicação da BR-423, entre São Caetano e Garanhuns. Nos anos de 2006 e 2007, ele mobilizou Prefeitos, Deputados e o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em defesa da obra. A duplicação, iniciada em 2024, representa a concretização de um sonho antigo do Ex-prefeito que não viveu para ver o início dos trabalhos.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
UFAPE – Em recente entrevista ao programa Conversando com Carlos Eugênio, o reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Dr. Airon Melo, destacou o apoio de Luiz Carlos durante a criação da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), que anos depois se tornou a UFAPE, consolidando a educação superior no Município. (@blogcarloseugenio)