
O município de Garanhuns alcançou 50,32 pontos no pilar de Qualidade da Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Com o resultado, o Município ficou na 4ª posição em Pernambuco, 9ª no Nordeste e 141ª colocação no Brasil.
O pilar de Qualidade da Educação, que possui peso de 6,4% na composição geral do Ranking, avalia se o Ensino oferecido pelos Municípios é capaz de gerar aprendizado efetivo e desenvolvimento humano.

Segundo o CLP, mais do que garantir acesso às escolas, o objetivo é medir se os alunos realmente aprendem e se tornam cidadãos preparados para contribuir com o crescimento econômico e social. O município de Sobral-CE foi o melhor classificado no País, com 88,64 pontos.

Os indicadores utilizados para medir o desempenho são fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com base no IDEB, que avalia o ensino fundamental nos anos iniciais e finais, assim como o ensino médio, e no ENEM, que mede o desempenho exclusivo do ensino médio.
Mais informações e a classificação completa dos Municípios Brasileiros estão disponíveis no site: https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios/.


IDEPE – E na última semana, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) 2024.


Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), Garanhuns alcançou nota 5,76, ocupando a 68ª colocação geral entre todos os Municípios Pernambucanos e a 4ª posição entre as cidades om mais de 100 mil habitantes. Já nos anos finais do Ensino Fundamental (9º ano), o Município registrou nota 4,62, o que lhe garantiu a 74ª colocação geral no Estado e também o 4º lugar entre os grandes Municípios. Saiba mais clicando AQUI. (@blogcarloseugenio)