BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 30 de outubro de 2025

 

A população do município da Pedra está em alerta diante da possibilidade de fechamento do Cartório da 58ª Zona Eleitoral. A proposta, atribuída ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), prevê a transferência da Sede para o município de Arcoverde, o que tem provocado forte reação entre moradores e autoridades locais.

 

 

Embora ainda não haja posicionamento oficial do TRE-PE sobre o assunto, o clima é de apreensão entre os pedrenses. O temor é de que a retirada dos serviços eleitorais obrigue os eleitores a se deslocarem até Arcoverde para realizar atendimentos como emissão de título, transferência e regularização eleitoral.

 

 

Diante do cenário, um ato público foi realizado nessa quarta-feira, dia 29, em frente ao Fórum Arthur Tenório Lima. Com faixas e cartazes, os manifestantes deixaram claro o descontentamento com a medida, empunhando o lema: “não aceitaremos esse retrocesso em nossa Cidade”. O movimento contou com o apoio de lideranças políticas, religiosas e representantes da sociedade civil. O Prefeito Júnior Vaz participou do protesto e, em discurso, afirmou que o Município não aceitará a decisão de forma passiva.

 

  Clique na imagem para assistir o Vídeo. 

 

“Nós recebemos essa notícia no dia que estava sendo votado, então não pudemos fazer nada naquele momento. Mas se eles achavam que nós íamos ficar calados, rasgaram a boca, porque nós vamos pra cima”, declarou o Gestor. Nós vamos atrás do senador Humberto Costa. Falei com o deputado Federal Clodoaldo Magalhães, e está sendo marcada uma audiência com a Ministra, presidente do TSE. Nós vamos à Brasília. Não vamos aceitar passivamente o fechamento do Cartório Eleitoral. Queremos a Justiça Eleitoral funcionando na Pedra, atendendo agricultores, donas de casa e jovens que precisam tirar o primeiro título”, completou o Prefeito Júnior Vaz.

 

 

Segundo o cidadão João Batista, essa não é a primeira vez que o Município enfrenta o risco de perder sua Zona Eleitoral. De acordo com ele, em 2018, o TRE-PE chegou a cogitar a desinstalação, mas recuou após a apresentação de justificativas técnicas contrárias à medida. O TRE-PE ainda não se pronunciou sobre o assunto.  (@blogcarloseugenio)