
Após identificar “graves irregularidades que comprometiam a segurança de profissionais e pacientes”, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) interditou dois consultórios odontológicos no município de Saloá.

A ação de fiscalização foi realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Tereza. Em ambos os locais, os fiscais constataram falhas estruturais e sanitárias consideradas críticas.

No CEO, foram encontrados problemas de biossegurança, como ambiente de esterilização fora dos padrões técnicos, instrumentos cirúrgicos armazenados de forma inadequada e sem registro de esterilização, além de paredes com mofo e reboco deteriorado. O relatório também apontou cadeiras odontológicas enferrujadas e quebradas, sistemas de ergonomia inoperantes e equipamentos improvisados com papel toalha e fita adesiva. A sala de raio-X também apresentava condições precárias de funcionamento.

Na UBS Santa Tereza, o cenário era semelhante: mofo generalizado, ausência de equipamentos essenciais como autoclave, fotopolimerizador e seladora, além de cadeira odontológica danificada e mobiliário enferrujado. As condições de higiene foram classificadas como inadequadas.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para conferir o Post do CRO-PE sobre o assunto.
Diante da gravidade da situação, o CRO-PE determinou a interdição imediata dos consultórios e encaminhou relatórios à Prefeitura de Saloá e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando providências.

Em nota, o Conselho destacou que “as fiscalizações têm como objetivo garantir a segurança e o bem-estar da população e dos profissionais da Odontologia”. A entidade também reforçou que denúncias sobre irregularidades podem ser registradas por qualquer cidadão no site oficial: www.cro-pe.org.br.
O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Prefeitura de Saloá sobre o assunto, mas não obtivemos resposta. Seguimos a disposição para trazer a versão do Governo Saloaense. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens do CRO-PE)