BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 23 de novembro de 2025

 

O Colégio Diocesano de Garanhuns realizou, nesse sábado, dia 22, a 3ª edição da Mostra Literária, evento que marcou o encerramento do Projeto de Formação Leitora 2025. A programação, realizada em parceria com a Maralto Edições, reuniu estudantes, professores, familiares e convidados em uma celebração dedicada à leitura, à criatividade e ao fortalecimento da formação cultural dos alunos.

 

Ao longo do ano letivo, turmas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio “mergulharam” em obras clássicas da literatura infanto-juvenil e brasileira. Segundo o Colégio, os livros foram trabalhados de forma integrada e intencional, estimulando o prazer da leitura, a reflexão crítica e a ampliação de repertório.

 

 

“O Projeto reforça o compromisso do colégio com a construção de leitores autônomos, capazes de interpretar o mundo e dialogar com diferentes contextos sociais e culturais”, destacou o coordenador Pedagógico Geral do Diocesano, professor Ubyrajara Salgado.

 

 

Segundo o professor Ubyrajara Salgado, durante a Mostra Literária, o Diocesano se transformou num grande laboratório da palavra. “Utilizamos metodologias ativas e trabalho interdisciplinar, com os professores da área de Linguagens, em parceria com docentes de outras disciplinas, criando salas temáticas inspiradas nos universos das obras estudadas.  Foi um momento de protagonismo estudantil e de valorização da leitura como prática transformadora”, complementou o Coordenador Pedagógico Geral do Colégio

 

Ainda de acordo com o Diocesano,  a presença expressiva de pais, familiares e amigos tornou o evento ainda mais especial. “A circulação de visitantes pelos espaços temáticos reforçou o papel do Diocesano como ambiente de encontro entre conhecimento, arte e imaginação. A Mostra Literária representou mais que uma exposição: foi a consolidação de um processo contínuo de formação leitora, que envolve toda a comunidade educativa”, finalizou o professor Ubyrajara Salgado.

 

 

CONSCIÊNCIA NEGRA  – E o Diocesano de Garanhuns realizou, na última semana, um projeto especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa  mobilizou turmas do Ensino Médio em atividades voltadas à valorização da cultura e da história do povo negro no Brasil.

 

 

“Por meio de apresentações culturais e reflexões guiadas, os estudantes foram conduzidos a compreender a importância da luta por identidade, dignidade e igualdade”, destacou a Assessoria, ressaltando que o Projeto ainda abordou “a relação histórica entre o Quilombo dos Palmares e a região que hoje abrange Garanhuns, mostrando como a resistência negra influenciou a formação cultural local”. (@blogcarloseugenio)