
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, que apura um esquema bilionário de fraudes envolvendo descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas, aprovou na sessão realizada nesta quinta-feira, dia 27, a convocação do servidor público Henrique Veiga de Barros e Silva, lotado da Agência do INSS de Garanhuns, conforme informaçções do Portal da Transparência do Governo Federal, para prestar depoimento perante aquela CPMI, como investigado.


O requerimento de convocação foi apresentado pelo Deputado Coronel Chrisóstomo, do PL, de Roraima. Na justificativa do documento aprovado pela CPMI, que é de consulta pública e pode ser acessado clicando AQUI, o Parlamentar registra que o “servidor público Henrique Veiga de Barros e Silva teria efetivado o desbloqueio de cerca de 70 mil benefícios, distribuídos nas 27 unidades da Federação”.



“O valor em empréstimos consignados liberados com a atuação do servidor no desbloqueio dos benefícios é estimado em R$ 945 milhões, que podem ter sido emitidos com ou sem o conhecimento do beneficiário”, registra o Deputado, que faz menção, no documento, a Operação Unblock, da Polícia Federal, que segundo o Parlamentar, “desarticulou um esquema de fraudes previdenciárias milionário, praticadas com a participação de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”.

“A convocação do referido Servidor, traria luz as investigações conduzidas por esta Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que pode trazer informações que permitirão esclarecer o modus operandi do esquema fraudulento, identificar possíveis falhas sistêmicas no INSS e contribuir para o debate público sobre medidas de prevenção e reparação de danos”, registra a justificativa do deputado Coronel Chrisóstomo.

A Presidência da CPMI ainda não marcou a data do depoimento do Servidor. O Blog do Carlos Eugênio está a disposição do Servidor Federal Henrique Veiga de Barros e Silva e do Deputado Coronel Chrisóstomo para trazer as suas versões quanto aos fatos registrados nesta reportagem. (@blogdocarloseugenio)