BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 02 de dezembro de 2025

 

“Governadora, a Compesa é a principal cabo eleitoral de João Campos em Garanhuns!”. A afirmação é do radialista Pereira Filho, que apresenta o Programa Combate, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9h, na rádio 87 FM, numa referência ao impacto negativo da crise hídrica na popularidade da governadora Raquel Lyra (PSD) e o consequente ‘benefício’ ao Prefeito do Recife, João Campos (PSB), provável candidato ao Governo de Pernambuco em 2026.

 

 

A avaliação do experiente Radialista reflete o sentimento de grande parte da população, que, apesar das recentes explicações técnicas e promessas de melhoria feitas pelo diretor de Produção e Planejamento Operacional da Compesa, Flávio Coutinho, ainda não se percebem mudanças significativas no fornecimento de água.

 

Em recente entrevista concedida à Rádio Marano FM, Coutinho anunciou a compra de quatro novos conjuntos de bombas e materiais complementares para reforçar o Sistema. Porém, na prática, segundo relatos de moradores, os problemas persistem e as reclamações se acentuam.

 

 

DESGASTE POLÍTICO – A demora na regularização do abastecimento tem alimentado críticas por parte da Oposição. O deputado Estadual Cayo Albino (PSB), que reassumiu o mandato na semana passada após voltar durante curto período à suplência, tem usado a tribuna da ALEPE e as redes sociais para cobrar soluções urgentes e responsabilizar a Gestão Estadual pela crise.

 

No âmbito municipal, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) e Vereadores do PSB, a exemplo do presidente da Câmara, Johny Albino, passaram a tecer críticas públicas, apontando falhas da Compesa e reforçando o desgaste político da Governadora em Garanhuns.

 

 

MELHORIAS ATÉ O FIM DO MÊS – Em nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, a Compesa afirmou que os quatro novos conjuntos de bombas “estarão instaladas e operando com carga máxima até o final deste mês”. A Companhia também anunciou a contratação de obras para reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns.

 

Segundo o comunicado, haverá uma reestruturação completa do Sistema Integrado Mundaú, incluindo a substituição de nove quilômetros de tubulações. As intervenções têm “o objetivo de estabilizar o abastecimento e garantir maior segurança hídrica para o Município”.

 

MINHA OPINIÃO – O fato é que, o deficitário abastecimento de água em Garanhuns, problema que vem desde as Gestões do PSB, desagrada os Cidadãos e serve de ‘combustível político’ para os oposicionistas, e como registrou Pereira Filho, enquanto os transtornos persistirem, a Compesa segue, involuntariamente, servindo como “cabo eleitoral” de João Campos, que pode ter ganhos políticos em meio às críticas ao Governo do Estado. Esta é a minha opinião, mas respeito a sua! (@blogcarloseugenio)