
A Prefeitura de Garanhuns cumpriu a determinação do juiz Glacidelson Antonio da Silva, da Vara da Fazenda Pública, e apresentou à Justiça o Projeto Executivo para ampliação do Cemitério São Miguel. De acordo com a Ação Civil Pública nº 0007315-94.2025.8.17.2640, também foram entregues documentos referentes as licenças ambientais e ao cronograma físico-financeiro detalhado das obras.

Em resposta à determinação judicial, que é decorrente de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do promotor Domingos Sávio, o Município juntou ao Processo um Ofício que reúne o projeto executivo da ampliação, contemplando a construção de 1.332 lóculos rotativos (gavetas temporárias), que estarão distribuídas em três blocos.


O Município informou ainda que já protocolou o pedido de Licença Ambiental junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, todavia, a emissão da licença definitiva depende da aquisição da Estação Compacta de Tratamento de Necrochorume, que segundo o Plano de Ação apresentado à Justiça, deveria ter sido realizada no mês passado.
Levantamento realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto ao Diário Oficial dos Municípios não localizou qualquer providência no sentido de compra, nem sequer cotação de preços do equipamento utilizado para tratar o líquido resultante da decomposição dos corpos, fato que se comprovado, pode atrasar a obtenção do documento.

SERVIÇOS – Segundo a Procuradoria Municipal, as obras serão executadas diretamente por servidores ligados a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, com recursos próprios. O planejamento prevê a construção em etapas, permitindo que os blocos concluídos sejam disponibilizados para uso imediato, sem necessidade de aguardar a entrega total da ampliação.
O plano de ação estabelece fases que incluem a aquisição da estação de tratamento, obtenção da licença ambiental, mobilização de equipes, execução dos blocos de lóculos, instalações complementares e finalização. O cronograma estipula que a obra será iniciada neste mês de dezembro e concluída até junho de 2026.

De acordo com o cronograma físico apresentado, a construção das 1.332 gavetas será realizada ao longo de sete meses, com execução concomitante dos serviços de pavimentação e instalações elétricas. Para acessar o Processo clique AQUI.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para conferir a reportagem do Blog do Carlos Eugênio.
CRISE NOS CEMITÉRIOS – A situação crítica dos Cemitérios Públicos de Garanhuns tem sido motivo de preocupação há anos. Segundo o MPPE, a superlotação atingiu nível máximo, restando vagas apenas para famílias com jazigos já existentes. Saiba mais sobre o Colapso Funeral vivido em Garanhuns clicando AQUI.

A última ampliação significativa de vagas para sepultamentos em Garanhuns ocorreu em 2007, no Cemitério São Miguel. Em 2019, algumas gavetas foram construídas no Cemitério São Cristóvão, mas todas já estão ocupadas. O caos funeral no Município ganhou repercussão em reportagens do Blog do Carlos Eugênio (relembre AQUI) e nos programas “O Arraiá do Gláucio Costa”, da Marano FM, e “Combate”, da 87 FM. (@blogcarloseugenio)