
O Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, alcançou destaque nacional no Proadi-SUS – Saúde em Nossas Mãos, projeto do Ministério da Saúde desenvolvido em parceria com hospitais de excelência como Sírio-Libanês, Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Israelita Albert Sabin.
A iniciativa busca reduzir em 50% as principais infecções associadas ao cuidado em UTIs, como pneumonia associada à ventilação mecânica, infecção do trato urinário e infecção da corrente sanguínea. No Dom Moura, a UTI Geral integra o Programa.

A Unidade recebe assessoramento direto do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que orienta a revisão de processos, a implantação de protocolos e o monitoramento dos indicadores. “A redução contínua das infecções só é possível graças ao empenho e à dedicação de toda a equipe. É um esforço conjunto que garante um cuidado mais seguro e de qualidade”, afirma Bruna Souza, líder do projeto e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, comemorando os resultados, que segundo ela, “já são visíveis”.
“Ser destaque no Proadi-SUS mostra que estamos no caminho certo, investindo em capacitação e melhoria de processos. O resultado da UTI é motivo de orgulho para toda a equipe”, registrou o diretor-geral do Hospital, Walter Mendonça.

NOVA AMBULÂNCIA – Além do avanço no Proadi-SUS, o Dom Moura recebeu nesta semana a primeira de três novas ambulâncias que irão fortalecer o transporte de pacientes. As unidades, do tipo Suporte Avançado (USA), são equipadas para atender casos graves e realizar remoções com suporte clínico completo. O novo contrato da Secretaria Estadual de Saúde também garante condutores exclusivos para o serviço, aumentando a agilidade nas transferências internas e externas. (@blogcarloseugenio)