
A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) celebrou, nessa sexta-feira, dia 5, um importante reconhecimento nacional. O Programa de Extensão “Universidade Popular em Rede: um programa de formação em rede com movimentos sociais de Pernambuco” foi eleito vencedor, na categoria Inclusão e Diversidade, do 1º Prêmio BRB de Impacto Social. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília.
A UFAPE foi a única instituição pernambucana concorrendo na categoria, fato que, segundo a coordenadora do Programa, professora Viviane Sarmento, “reforça a relevância regional e o caráter inovador do trabalho desenvolvido no Agreste”.

FORMAÇÃO E INCLUSÃO NO AGRESTE – O Programa de Extensão premiado se destaca por promover ações de formação voltadas à inclusão educacional e social. As atividades já beneficiam diretamente cerca de 600 pessoas, entre adolescentes e adultos, em diversos municípios do Agreste.
De acordo com Viviane Sarmento, a iniciativa atua em parceria com movimentos sociais e redes de ensino para ampliar o acesso e garantir condições pedagógicas equitativas. “Estratégia fundamental diante dos desafios atuais”, destaca.

IMPACTO E INOVAÇÃO – Criado para valorizar ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Prêmio BRB de Impacto Social recebeu 994 inscrições de 27 estados, envolvendo instituições públicas, privadas, cooperativas, entidades de ensino e organizações da sociedade civil.

“Esta premiação representa o reconhecimento de um trabalho coletivo que nasce do compromisso com uma educação transformadora, construída em parceria com os movimentos sociais e com mais 22 municípios do nosso território, reafirmando a força do Agreste na luta pela inclusão, pautada na justiça social, por meio da educação”, avaliou a avaliou a professora Viviane Sarmento. (@blogcarloseugenio)