
Com o objetivo de qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) vem promovendo uma série de melhorias Estruturais e Operacionais. As ações incluem a reestruturação da Emergência, a adoção de novos fluxos de atendimento e o reforço da infraestrutura, com a chegada de novos equipamentos para setores estratégicos da Unidade.
Na emergência, um dos principais avanços segundo o Hospital, foi a reorganização do fluxo de acolhimento dos pacientes. “Com a integração do Sistema de Classificação de Risco aos Consultórios, os usuários passaram a aguardar sentados e são chamados conforme a prioridade clínica, eliminando filas e garantindo mais conforto e humanização no atendimento”, destaca a Assessoria.

O Setor também recebeu melhorias estruturais, como a reforma e climatização da sala de medicação, além da readequação de espaços internos para melhorar a circulação e a organização do percurso assistencial. “Melhoramos a sala de medicação e organizamos melhor a circulação dos pacientes. Hoje, com as novas orientações da equipe e a climatização do ambiente, conseguimos um acolhimento mais humanizado”, explicou a gerente administrativa do Hospital, Maria Edilza.

Outra mudança, considerada relevante pela direção da Unidade, foi a ampliação do número de Consultórios Clínicos, que passou de dois para três, reduzindo o tempo de espera e aumentando a capacidade de atendimentos diários. A emergência também teve melhorias na Sala Verde, na Sala de Eletrocardiograma, na sala de vacina e no espaço destinado ao Serviço Social, que agora conta com ambiente mais amplo e climatizado.

Entre as mudanças estratégicas, a sala de Hemodiálise Emergencial foi realocada para uma área mais próxima da Sala Vermelha e do Centro de Terapia Intensiva (CTI), o que, segundo a Unidade, “possibilita resposta mais rápida em casos de intercorrências com pacientes dialíticos. Segundo a Gestão, a medida reforça a segurança e a agilidade no atendimento de casos críticos”.

NOVOS EQUIPAMENTOS – Além da reestruturação da emergência, o HRDM também recebeu um novo conjunto de equipamentos, fortalecendo a UTI Adulta, a Sala Vermelha e outros setores da Unidade. Ao todo, foram entregues 21 camas elétricas, seis monitores cardíacos e 20 armários.

“Os equipamentos ampliam o conforto dos Pacientes em Estado Crítico, melhoram o monitoramento clínico e qualificam as condições de trabalho das equipes de saúde”, destacou o diretor geral do HRDM, Walter Mendonça, que complementou: “esses investimentos reforçam nosso compromisso, e sobretudo da governadora Raquel Lyra, com um atendimento mais ágil, seguro e digno para a população do Agreste Meridional”. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens da Assessoria/Rafael Pontes)