BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

 

Atualizado as 8h53mim, de 28/01/2026 – Aprovados no Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns, realizado em 2024, e que integram o Cadastro de Reserva, denunciaram através de Nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, a ausência de convocações para o Ensino Regular e questionaram a Secretaria Municipal de Educação.

 

Segundo os Candidatos, apenas professores do Ensino Integral foram convocados, apesar da existência de vagas no Ensino Regular. Eles afirmam que o Município mantém contratos temporários em áreas com aprovados no cadastro de reserva. O Grupo cobrou esclarecimentos e destacou a possibilidade de acionar o Ministério Público (relembre AQUI).

 

 

Após a repercussão da Nota, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, se posicionou. Segundo a Pasta chefiada pela secretária Wilza Vitorino, todas as ações referentes ao concurso “estão sendo conduzidas dentro da legalidade, com total transparência e compromisso com a seriedade e a responsabilidade na gestão pública”.

 

Segundo a Educação Municipal, “recentemente, foram realizadas 29 novas convocações de professores aprovados no Concurso Público”. Especificamente do Ensino Regular, segundo a Pasta, “o total de vagas previsto era de 123. Ao todo, já foram realizadas 192 convocações”, demonstrando, segundo a Gestão Municipal “o compromisso da gestão municipal em garantir o pleno atendimento às necessidades da rede”.

 

A Secretaria ainda registrou que “as vagas temporárias ocupadas pelos profissionais aprovados na Seleção Simplificada correspondem, exclusivamente, às substituições de profissionais que se encontram em exercício de Funções Técnico-Pedagógicas na Secretaria de Educação ou nas equipes gestoras das unidades escolares, bem como em situações de licença médica, readaptações temporárias, licença para estudos e licença-prêmio”.

 

 

INFORMAÇÃO É CONSTESTADA – Ao analisar a resposta da Prefeitura de Garanhuns, professores aprovados no concurso contestaram a informação de que 29 docentes do ensino regular teriam sido convocados. Segundo eles, a convocação incluiu, na realidade, 28 professores especialistas e apenas um do ensino regular.

 

Os Professores também apontam falta de transparência, destacando que o Portal da Transparência está desatualizado e que a própria Prefeitura não disponibiliza os dados necessários. (@blogcarloseugenio)