
O vereador Eduardo de Quiterinha, do município de Angelim, denunciou publicamente o que classificou como “descaso” por parte da Prefeitura. A denúncia foi feita por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, gravado ao lado de uma Mãe e da Filha dela, que teriam sido prejudicadas pela falta de transporte para atendimento na agência do INSS em Caruaru.


Segundo o Parlamentar, no último dia 21, a cidadã Josefa Maria Machado da Silva deveria ter sido levada, juntamente com a filha, Yslany Vitória Lima da Silva, ainda na madrugada, para a cidade de Caruaru, onde passaria por uma avaliação médico-pericial presencial do Benefício de Prestação Continuada (BPC), junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, o veículo que faria o transporte, de responsabilidade do Município, não teria sido disponibilizado, fazendo com que a família perdesse o agendamento.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
No vídeo, emocionada, a Mãe da paciente relata indignação e afirma que a ausência do transporte impossibilitou a realização da perícia, além de comprometer uma consulta médica que ocorreria posteriormente no Recife, onde iria através do Transporte de Pacientes Fora do Município, o TFD de Angelim. Ela destaca as dificuldades enfrentadas no dia a dia para cuidar da filha, que teve câncer na coluna e, por conta das sequelas do tratamento, possui limitações físicas e depende do apoio do Poder Público para deslocamentos relacionados ao tratamento de saúde.
O Vereador afirmou que o caso não seria isolado e que situações semelhantes já vêm ocorrendo desde o ano anterior. Ele também criticou o funcionamento do sistema de Assistência Social do Município e anunciou que irá encaminhar a denúncia ao Ministério Público para apuração dos fatos.
Ao final da gravação, Eduardo de Quiterinha assumiu publicamente o compromisso de acompanhar de perto a situação da Paciente e afirmou que passará a intervir diretamente sempre que houver falha no transporte de pacientes que dependem do serviço oferecido pela Prefeitura. Não há informações se o Parlamentar encaminhou a denúncia ao Ministério Público. Também não há informações se a Cidadã conseguiu remarcar a perícia e a consulta para a filha, tampouco se o Município resolveu a falha referente ao transporte.

O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Prefeitura de Angelim, que através da assessoria, se limitou em registrar que “a Gestão dará direcionamento às soluções necessárias”. (@blogcarloseugenio)