
O Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS) inicia, nessa terça-feira, dia 3, uma auditoria na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns. A Ação, segundo o Departamento, tem como objetivo verificar a regularidade da aplicação de recursos federais do SUS e os procedimentos adotados nos repasses à Unidade Hospitalar.
A Auditoria ocorre em meio a questionamentos de Deputados Oposicionistas sobre possível conflito de interesses na transferência de recursos à Unidade. O diretor do DenaSUS, Rafael Bruxellas Parra, acompanhará o início dos trabalhos, que devem seguir até a sexta-feira, dia 6.
Segundo Bruxellas, os Auditores vão analisar a aplicação de Recursos Federais repassados ao Hospital nos últimos anos. “O objetivo é verificar se os serviços estão sendo efetivamente prestados, se os recursos estão sendo utilizados de forma regular e se há lastro técnico e documental para os gastos”, afirmou o Diretor.
A Auditoria também apura denúncia relacionada a um suposto conflito de interesses envolvendo a Vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, que é esposa do empresário Jorge Branco, que integraria a diretoria da Unidade Hospitalar.
O tema já foi analisado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que negou um pedido de suspensão dos serviços de UTI contratados pela Secretaria Estadual de Saúde. No parecer, o Tribunal registrou não haver fundamentação suficiente para caracterizar irregularidade no caso de a Vice-governadora ser casada com um dos diretores do Hospital, destacando que o vínculo familiar, por si só, não configura ilegalidade na contratação.

Ainda conforme o TCE-PE, o modelo de contratação questionado já havia sido utilizado em gestões anteriores, com valores semelhantes. O Perpétuo Socorro presta serviços à rede complementar de saúde do Estado há 54 anos e já atravessou diversas Gestões Estaduais. Além da oferta de leitos de UTI, o Hospital ainda oferece serviços de oncologia e hemodiálise, via SUS.

Antes da vistoria em Garanhuns, a equipe do DenaSUS esteve no Recife, onde solicitou documentos à Secretaria Estadual de Saúde para subsidiar os trabalhos de fiscalização.
O DenaSUS é órgão de assistência direta ao Ministério da Saúde e atua como responsável pela auditoria interna do SUS e como Órgão central do Sistema Nacional de Auditoria, avaliando a legalidade, economicidade, eficiência e efetividade da aplicação dos recursos federais. (@blogcarloseugenio)