BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

 

O Hospital Perpétuo Socorro, em Garanhuns, se pronunciou oficialmente sobre a auditoria que vem sendo realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS). Os trabalhos estão sendo acompanhados pelo diretor do DenaSUS, Rafael Bruxellas Parra, e por técnicos federais.

 

De acordo com a órgão ligado ao Ministério da Saúde, a Auditoria tem como finalidade verificar a regularidade na aplicação dos recursos federais do SUS e os procedimentos adotados nos repasses à Unidade Hospitalar. A ação ocorre em meio a questionamentos levantados por Deputados Estaduais da oposição, que apontam um possível conflito de interesses envolvendo a transferência de recursos ao Hospital sediado em Garanhuns e que presta diversos serviços, via SUS, através de convênios pactuados junto a Secretaria Estadual de Saúde.

 

  Clique na imagem para assistir o Vídeo. 

 

Representando a Instituição, o porta-voz Júnior Paulino afirmou que o Hospital Perpétuo Socorro encara a Auditoria como um procedimento absolutamente “comum”. Segundo ele, por receber recursos públicos, a Unidade está sujeita a fiscalizações.

 

Apesar disso, o porta-voz demonstrou estranheza quanto à forma como a auditoria vem sendo conduzida, especialmente pela convocação da Imprensa para acompanhar o início dos trabalhos. De acordo com Júnior Paulino, o procedimento usual é que a auditoria seja realizada e, somente após a conclusão, seus resultados sejam amplamente divulgados, em respeito ao princípio da publicidade da administração pública.

 

 

Sobre a alegação de aumento nos repasses ao Hospital, citado na denúncia ao DenaSUS, o representante da Perpétuo Socorro negou a informação. Segundo ele, dados disponíveis no Portal da Transparência do Ministério da Saúde mostram que, desde 2022, ainda durante a gestão estadual anterior, os recursos destinados à Unidade vêm diminuindo gradativamente, e não aumentando, como foi alegado. Ele afirmou ainda que o Hospital está à disposição e vai  esclarecer qualquer dúvida dos Auditores.

 

Júnior Paulino também destacou que o Hospital Perpétuo Socorro atua há quase 55 anos no atendimento à população pernambucana, mantendo convênios com o Poder Público antes mesmo da criação do SUS, quando os atendimentos eram regulados pelo extinto INAMPS. Atualmente, segundo Paulino, a Unidade atende cerca de 450 pacientes regulados pelo SUS, por dia, sendo aproximadamente 350 em tratamento de hemodiálise, além de oferecer serviços como UTI e outras especialidades, sendo referência para Garanhuns e o Agreste Meridional.

 

 

Quanto ao prazo da auditoria, durante entrevista, o diretor do DenaSUS projetou que a conclusão pode ocorrer em até 45 dias. No entanto, segundo o porta-voz, toda a documentação solicitada já foi reunida e será entregue antes dos prazos definidos, o que pode antecipar o encerramento dos trabalhos.

 

Num contexto geral, a direção do Hospital Perpétuo Socorro garantiu acompanhar o processo com tranquilidade e confia que a Auditoria não apontará irregularidades, reafirmando o “compromisso da Instituição com a saúde pública e com o atendimento à população de Pernambuco”. Confira a posição do DenaSus clicando AQUI. (@blogcarloseugenio, com imagem do DenaSUS /Comando Policial)