BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 08 de fevereiro de 2026

 

Sem comemorações, no último dia 2, Garanhuns vivenciou os trinta anos de um Ato Institucional de grande valor histórico: a instituição do Hino do Município que completou nessa quarta-feira, 147 anos de elevação a categoria de Cidade e que completará no próximo dia 10 de março, 215 anos de Criação.  

 

 

 

Através da Lei Municipal nº 2793, em fevereiro de 1996, o então Prefeito Bartolomeu Quidute adotou, oficialmente, a composição poética e musical criada pelo compositor João Marques dos Santos, que, contando com os arranjos do Maestro Duda, é conhecido até os dias atuais como o Hino do Município de Garanhuns.

 

Desde então o Município que já contava com o Brasão das Armas, a Flâmula e a Bandeira como símbolos oficiais, passou a contar também com o Hino Oficial.

 

Clique em player e confira o Hino de Garanhuns, cuja letra é de João Marques dos Santos. 

 

“Tuas belezas, cidade das flores. E os ares, poema acolhedor… Ai! Suspiros! Que vida, que amores. Neste hino, que fulge esplendor”, registra um trecho da arte de João Marques (falecido em setembro de 2024), que segundo o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, se configura como “um poema que transcreve em música o passado o presente e a busca por um futuro altivo”.

 

 

BRASÃO, BANDEIRA E FLÂMULA – De acordo com texto publicado pelo servidor público e pesquisador Maxwell Bento, o monge beneditino Irmão Paulo Ernst Lachenmayer, atendendo uma solicitação do também monge Dom Gerardo, criou a bandeira, o brasão de armas e a flâmula de Garanhuns e os doou a Prefeitura (saiba mais AQUI).

 

 

Em 6 de março de 1958, portanto há quase 69 anos, através da Lei Municipal Nº 457, o então Prefeito Coronel Francisco Figueira, oficializou os três Símbolos de Garanhuns, que foram complementados 29 anos depois por Bartolomeu Quidute, instituindo o Hino Municipal como quarto símbolo oficial de Garanhuns. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens do Blog Instituto Garanhuns)