BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sábado, 14 de fevereiro de 2026

 

O diretor de Produção e Planejamento Operacional da Compesa, Flávio Coutinho, descreveu as ações da Compesa para normalizar o abastecimento de água em Garanhuns e nos municípios de São João, Angelim, Caetés e Jucati, durante entrevista ao jornalista Carlos Eugênio, do Blog do Carlos Eugênio, e ao radialista Júnior Paulino, da Marano FM, nessa sexta-feira, dia 13.

 

Segundo o Diretor, apesar dos bons níveis das barragens, falhas em equipamentos, vazamentos, rompimentos de adutoras e quedas de energia têm provocado interrupções no Sistema, que depende de três barragens: Cajueiro, Inhumas e Mundaú. Ele destacou que os problemas também são decorrentes do fato que a Compesa, em Garanhuns, passou mais de dez anos sem investimentos estruturais significativos.

 

  Clique na imagem para conferir a Entrevista Completa.

 

Entre as ações em andamento para resolver o problema, Flávio Coutinho destacou a requalificação do Sistema Mundaú, com substituição de nove quilômetros de tubulações e reconstrução de estações de bombeamento, além da ampliação da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns. As obras, segundo ele, já estão em execução.

 

 

Flávio Coutinho também confirmou que a Compesa adquiriu quatro conjuntos de bombas para reforçar o abastecimento em Garanhuns e cidades atendidas pelo Sistema Cajueiro. Segundo Coutinho, as bombas dos sistemas Mundaú e Inhumas já estão disponíveis como reserva e devem ser instaladas de forma definitiva em março. As bombas do Cajueiro estão em fase final de licitação, com previsão de entrega até maio.

 

O Diretor também garantiu que os investimentos devem melhorar significativamente a regularidade do abastecimento, embora fatores como quedas de energia ainda possam causar interrupções. Ele informou que os investimentos na Região somam cerca de R$ 82 milhões e incluem futuras obras nos sistemas Inhumas e Cajueiro.

 

 

Ao final, Flávio Coutinho reforçou o compromisso da Compesa e do Governo do Estado em regularizar o abastecimento de água em Garanhuns e municípios vizinhos, reconhecendo os transtornos enfrentados pela população e assegurando que as medidas em curso visam uma solução definitiva.

 

 

GARANHUNS TEM GERÊNCIA – Durante a entrevista, diretor de Produção e Planejamento Operacional da Compesa, Flávio Coutinho, também explicou que a diretoria ao qual está à frente é responsável pela captação da água nas Barragens e pelo envio até a Estação de Tratamento de Água (ETA), enquanto a distribuição permanece sob responsabilidade da Gerência local. Ele confirmou que a gerência de Garanhuns continua ativa, sob coordenação de Aldo Brasileiro, e negou informações de que o setor ou as atribuições da Gerência de Garanhuns teriam sido transferidas para Caruaru. (@blogcarloseugenio)