
O professor, economista e pré-candidato ao Senado, Paulo Rubem Santiago, estará em Garanhuns nessa quarta a nessa quinta-feira, dias 13 e 14, para participar de atividades voltadas ao debate sobre Educação Pública e Valorização da Cultura Popular.
Amanhã, dia 13, Paulo Rubem participará de um debate promovido no Campus Garanhuns, da Universidade de Pernambuco (UPE), às 19h, durante o lançamento do livro “Plano Nacional de Educação, mais um? Austeridade fiscal, financeirização do gasto público e os impasses no financiamento da educação pública”.

A obra, de autoria dele, aborda os desafios relacionados ao financiamento da Educação Pública Brasileira diante do novo Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 15 de abril. O Debate deve reunir estudantes, professores, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir os impactos das políticas econômicas sobre o investimento em educação.

Já nessa quinta-feira, dia 14, Paulo Rubem Santiago estará na Comunidade Quilombola do Castainho, zona rural de Garanhuns, onde prestigiará a entrega do título de Notório Saber, a José Carlos Lopes, o Zé Carlos do Castaínho, liderança quilombola local. O Título, na categoria Mestre Griô de Tradição Oral (Cultura Quilombola), concedido pela UPE, reconhece à contribuição cultural e aos saberes tradicionais da Comunidade Quilombola.

TRAJETÓRIA – Pré-candidato a Senador pela Federação REDE Sustentabilidade/PSOL, Paulo Rubem Santiago possui trajetória ligada à educação, economia e política. É professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), economista e militante histórico das pautas educacionais.
Ao longo da carreira pública, exerceu mandatos como vereador do Recife, deputado Estadual e de deputado Federal, por três legislaturas consecutivas. No Congresso Nacional, teve atuação destacada em debates relacionados à educação, orçamento público e políticas sociais, além de integrar comissões temáticas ligadas ao ensino e à fiscalização dos gastos públicos.
Paulo Rubem também participou de discussões nacionais sobre financiamento da educação e construção de políticas públicas voltadas à ampliação do acesso ao ensino público no Brasil. (@blogcarloseugenio)