
Os municípios pernambucanos começaram a receber as primeiras unidades do Programa Areninhas, iniciativa do Governo de Pernambuco que prevê a implantação de 203 espaços esportivos nos 184 municípios do Estado. As duas primeiras unidades foram entregues nesta quarta e quinta-feira (dias 2 e 3), em Camaragibe e em Calçado (imagem abaixo).

Lançado em junho deste ano, o programa prevê a construção de duas Areninhas em Garanhuns, além de Igarassu, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão. Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina receberão três unidades cada. Os demais Municípios contemplados terão uma Unidade.
Segundo o Governo do Estado, 77 das 203 unidades já foram contratadas e 40 estão em execução, sendo que 16 encontram-se na fase final de conclusão. Em Municípios como Garanhuns, entretanto, o Programa ainda depende da cessão dos terrenos pelas Prefeituras, seguido das etapas de viabilidade.

Em Garanhuns, a adesão ao Programa ainda não foi formalizada. Contactado pelo Blog do Carlos Eugênio, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) afirmou que a Prefeitura não teria recebido, até o momento, uma solicitação oficial do Governo do Estado para indicação de terrenos ou formalização do convênio.
“Verifiquei com a Secretaria de Planejamento e fui informado que não chegou nenhuma solicitação de terreno, nem de convênio, nem informação por parte do Governo do Estado”, declarou o Prefeito. Apesar da divulgação da ação pela Imprensa em nível estadual, Sivaldo também afirmou que tomou conhecimento da destinação das duas Unidades para Garanhuns somente após repercussões e críticas feitas por oposicionistas.

Entretanto, segundo as informações apresentadas pelo Governo de Pernambuco no lançamento do programa, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas no último dia 10 de junho (imagem acima), que contou com a presença da Governadora Raquel Lyra e dezenas de Prefeitos, a implantação das Areninhas depende de manifestação formal de interesse do Município.
“A Prefeitura apresenta o terreno ao Estado. Assim que for analisada a viabilidade, será dada autorização de início de obras. Já temos um grande volume de terrenos em vários municípios. Vamos trabalhar para que elas sejam entregues o mais rápido possível”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro, no momento do lançamento do Programa.

Novamente contactado pelo Blog, Sivaldo reconheceu que a etapa ainda não foi realizada, segundo ele “por falta da informação oficial”, mas garantiu que “Garanhuns possui áreas disponíveis e mantém interesse em receber os equipamentos”. O Prefeito também afirmou que oficializará “nos próximos dias” o interesse em aderir ao Programa.
Cada Areninha tem um campo de futebol com 24 metros de largura por 34 metros de comprimento, totalizando 665,49 metros quadrados. Os equipamentos contarão com gramado sintético, iluminação e alambrados no entorno, estrutura destinada à prática esportiva e ao uso comunitário. (@blogcarloseugenio)