Desde as primeiras horas desta terça-feira, dia 1º, os grupos de WhatsApp em Garanhuns e algumas postagens nas Redes Sociais vem sendo invadidas por um Card que registra a legenda: “Vigilante transforma Farmácia de PSF da Cohab 3 em bar, com direito a som e tira gostos. Desmoralização para a Secretaria de Saúde. Com Sivaldo a Prefeitura virou um Cabaré”. A peça também faz menção ao vereador Professor Márcio (PTB), sugerindo que o Servidor seria uma indicação do Parlamentar.
De forma clara, o material acusa um Servidor Contratado da Prefeitura de Garanhuns de usar o espaço onde trabalha para se confraternizar com amigos, inclusive fazendo uso de bebida alcoólica no local. Porém a informação é falsa e pode gerar transtornos para quem produziu a peça Fake e até mesmo os seus disseminadores. O caso envolve o vigilante do PSF Bela Vista, identificado como Carlos André, que trabalha no bairro Dom Hélder Câmara, a Cohab 3.
Ao tomar conhecimento do assunto, Carlos André tratou de esclarecer que o local onde houve o encontro com os amigos deu-se numa mercearia daquele Bairro e não na Unidade Básica de Saúde. Ele chegou a gravar um vídeo no comércio para esclarecer a situação a garantiu que vai acionar a Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrências para que as providências cabíveis sejam tomadas. A Proprietária da Mercearia, de identidade não registrada, também gravou imagens mostrando-se indignada com a situação.
POLITICAGEM – De acordo com informações apuradas pelo Blog, o Card com a Fake News também foi disseminado por Políticos locais, inclusive, alguns nomes de prestígio em Garanhuns e pessoas ligadas aos seus staffs familiares e partidários. É importante ficar atento, já que não apenas o criador da Fake News pode vir a ser considerado um criminoso, mas àqueles que difundem notícias falsas, desde que comprovada a prática, também poderão ser responsabilizados por crimes contra a honra, por exemplo. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações e imagens do Portal Comando Policial. CONFIRA)