Em meio ao aumento dos crimes de roubos em Pernambuco, a população encontra mais uma dificuldade para o registro de queixas. Além de grande parte das Delegacias estar fechada à noite e nos fins de semana, não é mais possível cadastrar o boletim de ocorrência pela internet, no site da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Sem qualquer aviso prévio ou campanha informativa à população, foram retirados do site da Delegacia Interativa (sds.pe.gov.br) os seguintes campos: “roubo a transeunte”; “roubo a em residências”; “roubo em estabelecimentos comerciais ou de serviços”; “roubos a outras instituições financeiras” e “outros roubos”. A decisão de retirar os campos teria sido tomada pela Diretoria Integrada Especializada (Diresp) no começo deste mês.
Muitas vítimas de roubos que tentam registrar as queixas pela internet estão sem entender o motivo da mudança e, confusas, estão escolhendo o campo de “furto”, por causa disso as queixas estão sendo descartadas – sem aviso a essas pessoas. É que diferentemente do roubo, o crime de furto ocorre quando o bem é subtraído sem que haja violência ou grave ameaça à Vítima. Na maioria das vezes, sequer o dono vê o momento em que o pertence é levado pelo assaltante.
O serviço pela internet é indispensável, já que há muitos Municípios – principalmente no interior de Pernambuco – que sequer contam com uma Delegacia aberta fora do horário comercial (segunda a sexta, das 8 às 18h).
Em nota, a assessoria da Polícia Civil declarou que “nos últimos anos, os boletins de ocorrência registrados pela Internet especificamente referentes a roubos possuíam informações insuficientes para o início de uma investigação formal”. Ainda segundo a Nota, a “Polícia Civil de Pernambuco, buscando priorizar a repressão aos crimes violentos contra o patrimônio, identificou que seria mais interessante que o Cidadão passasse a registrar a ocorrência, desde o início de maio corrente, presencialmente em uma Delegacia”. A corporação, no entanto, não sinalizou para a abertura de mais delegacias nos fins de semana para que a população possa ter acesso ao serviço de registro de queixas.
ROUBOS EM PERNAMBUCO CRESCERAM EM 2023 – Somente em abril, 4.621 boletins de ocorrência de roubos foram registrados em Pernambuco. É a maior quantidade em um único mês desde janeiro de 2021, segundo estatísticas da SDS. No acumulado do ano, a Polícia já somou 17.817 roubos entre 1º de janeiro e 30 de abril. (@blogcarloseugenio, com informações de Segurança/JC Online. CONFIRA)