BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 21 de maio de 2023

 

O clima de animosidade velada entre os poderes Legislativo e o Executivo do Estado, na Assembleia Legislativa, pode acabar beneficiando a categoria dos Professores.

 

 

O Blog do Jamildo apurou com Deputados Estaduais que, na esteira da guerra pela segunda vaga para o cargo de conselheiro do TCE, o presidente da ALEPE, Álvaro Porto (PSDB), planeja “ajudar” os Professores na discussão do projeto de implantação do piso nacional do magistério apresentado pela governadora Raquel Lyra (PSDB). É que enquanto Porto apoia o deputado Rodrigo Novaes (PSB), Lyra quer o também deputado Joaquim Lira (PV) na vaga aberta com a saída de Teresa Dueire, no TCE-PE.  

 

 

Uma peça chave nesta insurreição velada de Álvaro, segundo Jamildo, será o socialista Waldemar Borges (PSB), que assumiu o comando da comissão de Educação com a ajuda de Álvaro Porto, depois que a governadora Raquel Lyra manobrou para vetar a participação dele na comissão de Administração da Casa, por pertencer a oposição. O que se ouviu é que Waldemar Borges deve chamar os combativos Sindicatos do setor para audiências públicas, com o objetivo de gerar desgaste para a Governadora. Para muitos, a possível ação de Álvaro Porto seria um ‘blefe’ e visa apenas pressionar Raquel a ceder na disputa pela vaga no TCE-PE.  

 

 

Ao ter conhecimento do teor do Projeto de Lei (PL), o Sindicato dos Profissionais de Educação do Estado de Pernambuco (SINTEPE) reagiu com nota de indignação. A Categoria reclamou que o projeto desconsidera o atual plano de cargos e salários, fazendo, segundo o Sindicato, um Professor que inicia na carreira ganhar o mesmo que um com 19 anos de serviço. Os Professores querem, inicialmente, mobilizar os Deputados Estaduais para que o PL seja retirado do regime de urgência, solicitado pela Governadora. (@blogcarloseugenio, com informações do Blog do Jamildo/JC. CONFIRA)