A cidade de São Bento do Una vivenciou, entre os dias 23 de julho e 1º de agosto, a maior ação pública de saúde voltada para mulheres da sua história. A Carreta da Mulher Pernambucana, iniciativa do Governo Raquel Lyra, realizou 1.042 atendimentos gratuitos, ofertando exames essenciais como mamografias, ultrassonografias, consultas ginecológicas e mastológicas.
A ação naquele Município aconteceu graças à solicitação da deputada Estadual Débora Almeida (PSDB), que articulou a ida do equipamento ao Município e conseguiu, por meio de pedido pessoal à governadora, prorrogar a permanência da unidade móvel até o início de agosto. A carreta já havia passado por Belo Jardim, também por indicação da Parlamentar.
“Essa foi a maior e mais intensa ação de saúde promovida por um Governo do Estado na história de São Bento do Una”, afirmou Débora Almeida.
Ex-prefeita de São Bento por dois mandatos, Débora celebrou o impacto da ação, que chega como símbolo do cuidado com a saúde feminina justamente no Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher. “Vem sendo um momento muito especial para as mulheres pernambucanas. A ação evidencia a atenção feminina e sensível da nossa Governadora, que está levando saúde a quem mais precisa, onde o povo está”, destacou.
A Carreta da Mulher Pernambucana realizou os seguintes atendimentos em São Bento do Una: Ginecologia: 173 atendimentos; Mamografia: 595 atendimentos; Mastologia: 32 atendimentos e Ultrassonografias: 242 atendimentos, resultando num total de 1.042 mulheres atendidas.
“É um dever nosso garantir o acesso à saúde das mulheres. Essa é uma das formas mais concretas de promover dignidade, prevenção e cuidado com a vida. Seguiremos trabalhando para que ações como essa se repitam em outras cidades do Agreste e de todo o Estado”, finalizou Débora Almeida. (@blogcarloseugenio, com informações da assessoria e imagens de Matheus Augusto e Alex Barral)