Após grande repercussão e mobilização popular, a Prefeitura de Garanhuns decidiu manter o fechamento da Rua da Prosperidade, popularmente conhecida como Rua Rosa, no mesmo ponto onde tradicionalmente funciona como espaço de celebração da comunidade LGBTQIA+ durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).
Segundo a moradora e ativista Ana Karolina Tenorio, a decisão foi anunciada pelo próprio Prefeito Sivaldo Albino (PSB), que esteve pessoalmente na via para dialogar com moradores, comerciantes e representantes da Associação Militância Cores da Resistência. O recuo da administração municipal ocorreu após manifestações de entidades sociais e defensores da causa LGBTQIA+.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir ao vídeo.
Assim como quando iniciou a mobilização, Ana Karolina Tenorio, divulgou um vídeo agradecendo ao Prefeito. “Ele nos ouviu, conversou com a comunidade e decidiu respeitar a tradição da Rua Rosa. Agora vamos celebrar o FIG em paz, com respeito e visibilidade”, afirmou.
A Rua Rosa é reconhecida como um espaço de expressão cultural, resistência e acolhimento durante o FIG. O Espaço se tornou símbolo da diversidade e da luta por direitos. Com a decisão, o fechamento será feito na altura do número 52, mesmo local das edições anteriores do Festival. (@blogcarloseugenio)