Três municípios do Agreste Meridional se destacaram ao alcançar, já em 2024, metas de alfabetização que o Ministério da Educação (MEC) projetava apenas para 2030. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada, divulgados recentemente pela pasta e levantados pelo Blog do Carlos Eugênio.
Brejão obteve 86,18 pontos, superando a meta de 80 pontos estipulada para daqui a seis anos (saiba mais AQUI). Lagoa do Ouro alcançou 85,39 pontos e Iati registrou 82,26 pontos, ambos também acima da marca de 80 pontos. Saloá se aproximou do desempenho, superando a meta projetada para 2029.
RESULTADOS REGIONAIS – Além dos quatro municípios, outros também apresentaram resultados positivos. Correntes (saiba mais AQUI), Terezinha, Jucati, Capoeiras e Garanhuns (relembre AQUI) superaram, em 2024, índices que só seriam exigidos em 2027. Canhotinho alcançou o patamar esperado para 2026, enquanto Caetés, Jupi e São Bento do Una superaram a meta para 2025. Lajedo e Jurema fizeram ‘o dever de casa’ e conseguiram atingir o índice previsto no ano passado.
DESEMPENHO ABAIXO DO ESPERADO – Sete Municípios do Agreste Meridional não conseguiram alcançar os índices exigidos pelo MEC para 2024. A situação mais crítica é a de Calçado, que obteve 40,68 pontos, ficando 20,43 pontos abaixo da meta de 61,11. São João registrou 54,47 pontos (meta de 63,98); Paranatama 66,67 pontos (meta de 75,04) e Palmeirina 59,45 pontos (meta de 63,78).
Angelim, Bom Conselho e Águas Belas também não atingiram o resultado esperado, com déficits de 2,6; 2,55 e 1,51 pontos, respectivamente dos índices estabelecidos pelo MEC.
O Indicador Criança Alfabetizada é uma ferramenta do MEC que avalia a capacidade dos Municípios em garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Os resultados orientam políticas públicas e investimentos voltados à melhoria da educação básica no País. Confira os dados coletados pelo Blog do Carlos Eugênio AQUI. (@blogcarloseugenio, com informações do MEC. CONFIRA)