Enquanto o Brasil celebra o avanço na Alfabetização Infantil com os dados da Avaliação de Fluência Leitora 2024, o município de Brejão comemora o fato de ter atingido o percentual de 86,18% das Crianças Alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. O resultado supera a meta nacional de 80%, estabelecida apenas para 2030.
O resultado expressivo conquistado na avaliação do ano passado, coloca Brejão entre os destaques nacionais da educação pública e é reflexo de um trabalho consistente, planejado e coletivo, que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos.
“Chegar a um índice com seis anos de antecedência, mostra a qualidade do trabalho desenvolvido na educação de Brejão nos últimos anos”, destacou a Ex-Prefeita de Brejão, Beta Cadengue, fazendo questão de dividir a conquista com o então secretário de Educação, Erivan Lopes (imagem acima), e todos os professores do Município. “É um trabalho em equipe, de dedicação diária. No nosso Governo, acreditávamos que toda criança pode e deve ser alfabetizada na idade certa”, complementou Beta.
Ainda segundo a Ex-prefeita, o percentual é o reflexo da adesão e da aplicação de programas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, e o Programa Criança Alfabetizada, do Governo de Pernambuco.
“Trabalhávamos de forma integrada. Professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos da Secretaria de Educação sempre acompanharam de perto o desenvolvimento das turmas, com avaliações diagnósticas periódicas e estratégias pedagógicas alinhadas à realidade de cada Escola foram parte do nosso cotidiano educacional”, destacou a Ex-Prefeita, que projetou: “desejamos que a Educação de Brejão siga conquistando resultados ainda melhores, pois independente de quem esteja à frente do Município, o que de fato importa é o futuro das nossas crianças”, finalizou Beta Cadengue.
Para conferir os resultados, acesse o portal do Inep clicando AQUI. (@blogcarloseugenio)