BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 24 de novembro de 2025

 

As Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Garanhuns analisam, nessa terça-feira, dia25, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica apresentada pelo vereador Erivan Pita (PSB) que busca restabelecer a reeleição para os cargos da Mesa Diretora da Casa Raimundo de Moraes.

 

O parecer deve ser favorável, e a matéria segue para discussão e votação nessa quarta-feira, dia 26, durante a 17ª Reunião Ordinária do Legislativo. Para ser aprovada, a proposta precisa do apoio de dois terços dos vereadores, ou seja, 12 votos.

 

 

Embora a Base Governista disponha de 14 Parlamentares, a aprovação não é considerada garantida. Isso porque há divergências internas entre governistas sobre a retomada da reeleição, mecanismo que permitiria ao atual presidente Johny Albino (PSB) disputar um terceiro mandato.

 

 

É que nos bastidores, especula-se que ao menos três Vereadores da Base Governista estariam inclinados a votar contra a mudança. Caso os oposicionistas, Ruber Neto (PSD), Fernando da Iza (PSDB) e Thiago Paes (PL), mantenham posição contrária, a proposta pode ser derrotada no Plenário. Diante do cenário, aliados avaliam a necessidade da intervenção do Prefeito Sivaldo Albino (PSB).

 

 

O tema da reeleição na Mesa Diretora não é novo na Casa. Em 2013, durante a presidência de Audálio Filho (imagem acima), a possibilidade de recondução foi retirada. À época, Audálio afirmou que o fim da reeleição promoveria “rotatividade, renovação de ideias e o fortalecimento da democracia”. (@blogcarloseugenio)