BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 11 de novembro de 2025

 

A Carreta da Mulher Pernambucana, projeto coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, alcançou uma marca expressiva: mais de 45 mil atendimentos realizados em todas as regiões do Estado. Desde o início das ações, já foram contabilizados 45.244 procedimentos em mais de 70 municípios, ampliando o acesso das mulheres aos serviços de prevenção, diagnóstico e cuidado em saúde.

 

 

Nesta semana, o equipamento móvel está atendendo em Angelim, até amanhã, dia 12, e segue para Calçado, onde permanecerá nos dias 13 e 14, com base montada na Praça da Matriz. A iniciativa tem como foco oferecer consultas ginecológicas, atendimento com mastologista e exames de mamografia, ultrassonografia e colposcopia, buscando o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

 

   Clique na imagem para assistir a entrevista com o médico Dayvid Epifânio, gerente da Carreta da Mulher Pernambucana. 

 

De acordo com o Governo de Pernambuco, os exames de mamografia lideram o número de atendimentos, com 24.476 procedimentos realizados. Em seguida, vêm as ultrassonografias das mamas (8.989) e as consultas com ginecologistas (8.429). Também já foram registradas 1.474 teleconsultas com mastologistas, mais de 700 colposcopias, além de biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero.

 

 Clique na imagem para assistir a entrevista com o Deputado Federal Fernando Rodolfo. 

 

O deputado Federal Fernando Rodolfo (PL), que solicitou a presença da Carreta em Angelim, destacou a importância da Ação. “Essa carreta chega num excelente momento, quando a gente vê a grande procura das pacientes por exames como mamografia e ultrassonografia. A governadora Raquel Lyra, ao criar esse Projeto, resolveu um problema crônico em Pernambuco. Muitas cidades pequenas não conseguem oferecer esse tipo de serviço, e agora as mulheres estão sendo acolhidas e atendidas com dignidade”, afirmou.

 

 

As usuárias interessadas nos serviços devem apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Exames que exigem encaminhamento médico, como colposcopia, ultrassonografia e biópsias, também podem ser realizados mediante resultados alterados de exames anteriores. (@blogcarloseugenio)