O Ministério da Saúde dará continuidade nessa segunda-feira, dia 13, aos atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher em Garanhuns. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, e marca o início das ações do Outubro Rosa no Município, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Ao longo de 30 dias, cerca de 1,5 mil mulheres atendidas pelo SUS terão acesso a 4,6 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias. A Unidade está instalada em frente ao Colégio Professor Jerônimo Gueiros, o Estadual, e atenderá pacientes previamente reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde. Ou seja, para serem atendidas, as Mulheres precisam procurar os Postos de Saúde.
Durante a cerimônia de abertura realizada na última sexta, dia 10, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB), destacou a importância da parceria com o Governo Federal. “Receber a Carreta do Agora Tem Especialistas é um marco para a saúde de Garanhuns. As mulheres do nosso Município terão acesso a um atendimento de qualidade, com exames que salvam vidas. É uma missão especial que recebemos com orgulho, a pedido do presidente Lula”, afirmou.
A Unidade Móvel instalada em Garanhuns faz parte de um conjunto de 28 carretas de saúde especializada que, durante o mês de outubro, atenderão mais de 42 mil mulheres em 21 estados e no Distrito Federal, com previsão de 130 mil procedimentos realizados.
Equipadas com consultórios ginecológicos climatizados, salas de exames, área de espera com tenda coberta e equipe multiprofissional, as carretas oferecem mamografias, ultrassonografias, colposcopias, biópsias e outros exames ginecológicos.
O programa Agora Tem Especialistas integra as ações da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no SUS, ampliando o acesso da população a diagnósticos e tratamentos em diversas especialidades médicas. (@blogcarloseugenio, com imagens de Hilton Marques e Ailton Vieira/PMG)