Desenvolvimento Municipal (FEM) sofreu modificações em suas regras. As mudanças
legais agora permitem que os Prefeitos que assumirão os mandatos não sejam
punidos por conta de irregularidades cometidas por seus antecessores. Para
isso, os novos Gestores deverão prestar contas ou apresentar as justificativas
que impossibilitam a conclusão do Plano de Trabalho Municipal, além de
solicitar que sejam tomadas as providências cabíveis.
fruto de um projeto de lei apresentado pelo deputado Estadual Antônio Coelho
(DEM), que foi aprovado em sete comissões temáticas e no plenário da Assembleia
Legislativa, e em seguida sancionada. O dispositivo alterou a Lei Estadual
14.920/2013, que instituiu o FEM, a fim de incluir os novos mecanismos para
resguardar o erário público.
entrou em vigor foi uma maneira que encontramos de não penalizar os Municípios por
conta de eventuais problemas causados em gestões anteriores. Isso beneficiará
inclusive os Prefeitos que serão eleitos em 2020. Até então, os Prefeitos herdavam
as irregularidades e ficavam impedidos de receber os recursos do FEM, mas
agora, acionando os órgãos de controle e de fiscalização, eles poderão sim
receber as novas cotas. É um dinheiro importante, que pode ser utilizado para
ações como pavimentação e calçamento de ruas, melhorias na saúde ou iluminação
pública, entre outros serviços que são melhorias na vida das pessoas dessas
cidades”, afirmou Antônio Coelho. (Com informações de https://www.edmarlyra.com/)
Freitas reiterou na manhã de ontem, dia 21, a sua disposição em disputar as
eleições para Prefeito de Garanhuns no pleito do próximo ano.
como pré-candidato, porque sinto que não tenho o direito de fugir desse embate
quando vejo centenas e centenas de pais de família; centenas e centenas de
jovens à margem de nosso mercado gerador de renda (…); saio, portanto, da
condição de uma candidatura ‘improvável’, como queriam alguns poucos, e assumo
a condição de pré-candidato de forma peremptória e inarredável”, chamou a
atenção Givaldo, que já exerceu o cargo de vereador de Garanhuns entre os anos
2001 e 2004.
pré-candidato, Calado de Freitas parte para as articulações políticas e já
trabalha na definição da legenda ao qual disputará a sucessão de Izaías Régis. O
Avante poderá ser o destino do Pré-candidato. “Recebi de presidente, Valdemar
Oliveira (Avante), todo estímulo à nossa jornada, e já nesse último sábado (dia
19), recebi a visita, em meu escritório, do deputado Federal Sebastião
Oliveira, que saiu de Garanhuns certo de minha pré-candidatura e filiação ao
Avante, junto com tantos e tantas amigos e amigas, simpáticos à Frente Popular,
que reúne, dentre outros, o PSB, o PDT, o PP, o PT e o PCdoB”, finalizou Givaldo.
pré-candidato a Prefeito, Givaldo Calado concederá entrevistas em emissoras de
Rádio para ratificar essa condição. Calado de Freitas será entrevistado na
manhã de hoje, dia 22, na Marano FM, pelo radialista Luciano André. O encontro
no programa Bom Dia Marano acontece a partir das 10h. Já amanhã, dia 23, a partir
das 8h, Givaldo concederá entrevista à Rádio Folha FM, do Recife, dentro do Programa
do Bocão. (Com informações e imagens da Assessoria)
informou que antecipará, para 2019, os pagamentos a todos os trabalhadores do
saque imediato do Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os saques dizem respeito
a contas ativas
e inativas do fundo, limitados a até R$ 500 por conta.
poupança na Caixa, os valores são depositados automaticamente. Estes valores já
foram depositados até o dia 9 de outubro. Já para quem não possui conta na
Caixa, os saques podem ser feitos pelos canais de atendimento do banco
(lotéricas, agências, caixas de autoatendimento e correspondentes bancários).
Neste caso, os pagamentos começaram em 18 de outubro para os brasileiros com
data de aniversário em janeiro. Quem optar pela transferência de recursos para
outros bancos não precisará pagar nenhuma taxa.
novo cronograma, divulgado nessa segunda-feira, dia 21, pela Caixa, todos os
trabalhadores poderão sacar o valor referente ao saque aniversário ainda em
2019. Para quem nasceu em fevereiro ou março, o início do saque será em 25 de
outubro.
o saque começa em 8 de novembro. Para quem faz aniversário em junho e julho, o
saque começa em 22 de novembro. Para quem nasceu em agosto, o início será em 29
de novembro. No caso de quem faz aniversário em setembro e outubro, a data de
início é 6 de dezembro. Por fim, para quem faz aniversário em novembro e
dezembro, a data é 18 de dezembro de 2019. A data-limite para recebimento dos
valores continua sendo 31 de março de 2020. (Com informações do JC Online. CONFIRA)
dia 26, o encerramento do Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino
Nacional (ENEM), promovido numa parceria entre o Governo Municipal de Garanhuns
e o Colégio Diocesano, com o apoio da Associação dos Ex-Alunos do Diocesano. A
ação beneficiou 120 Jovens oriundos de escolas públicas.
o Futuro, coordenado pela secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, os
estudantes puderam se capacitar para o Exame através de aulas semanais nas
disciplinas de redação; matemática; língua portuguesa; física; química e
biologia.
Bruno Fernandes; Joyce Cardoso; Mário Bernardino; Verônica Rufino e Fábio
Henrique, todos que integram os quadros do ensino médio do Colégio Diocesano;
tiveram início no dia 3 de agosto e serão concluídas nesse sábado, dia 26, com
um momento de motivação, além de uma solenidade para entrega de certificados e
brindes aos alunos destaque”, pontua Carlos Eugênio, titular da pasta de Juventude,
Esportes e Lazer do Município.
da equipe envolvida no projeto, a aula de encerramento do Curso Preparatório
para o ENEM deverá contar com a presença do diretor do Colégio Diocesano, o
Padre Marcos André, de membros da direção da Associação dos Ex-alunos do
Diocesano, bem como do prefeito Izaías Régis e do vice-prefeito Haroldo
Vicente.
Preparando o Futuro vem sendo desenvolvido desde o ano de 2017. Através de
parcerias com o Senai; Senac; Colégio Diocesano de Garanhuns e outras
instituições privadas, a ação já beneficiou mais de mil e quinhentos jovens,
possibilitando a oferta de diversas vagas em cursos de qualificação
profissional, bem como cursos preparatórios para o ENEM.
vítima atropelamento na BR 424, , na noite de ontem, dia 20, aqui em Garanhuns.
do Nascimento, trafegava na garupa de uma motocicleta pilotada por Bruno Carlos
da Silva, de 23 anos, quando bateram em um homem que estava andando pela Rodovia.
O casal acabou caindo e Sandra acabou sendo atropelada por um veículo não
identificado. Ela não resistiu e morreu no local. Bruno caiu no acostamento e
também sofreu ferimentos.
Portal Agreste Violento, o homem que estava andando na pista foi identificado
como Rafael Henrique de Lima, de 23 anos. Com a colisão da motocicleta, Ele sofreu
diversos ferimentos e foi socorrido pelo SAMU ao Hospital Regional Dom Moura. O
corpo de Sandra Maria, que era natural de Lagoa do Ouro, mas que residia Sítio
Santa Rita, no município de Brejão, foi encaminhado ao Instituto de Medicina
Legal (IML), em Caruaru. (Com informações e imagens do Portal Agreste Violento)
Rodoviários Progresso apresentou no último sábado, dia 19, os novos Ônibus que
farão a linha Garanhuns/Recife e Recife/Garanhuns.
privativa e novos e confortáveis encostos para os pés. Também é possível contar
com o serviço de wi-fi; conectores de USB nas poltronas; ar-condicionado e
suporte para copos nos novos ônibus que farão o trajeto Garanhuns-Recife.
Vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente (PSC) foi recepcionar os
representantes da Empresa durante a apresentação dos novos veículos defronte ao
Parque Euclides Dourado. “Fui conhecer as
instalações dos ônibus e fiquei encantado com o que vi”, observou Haroldo.
investimento da Progresso chega no momento certo, em que abriremos a Magia do
Natal e vamos receber muitos visitantes vindos do Recife e de outras cidades
pernambucanas”, chamou a atenção o Vice-Prefeito, ressaltando que a chegada dos
novos Ônibus vai possibilitar mais conforto e segurança para os que usam aquele
transporte rodoviário. (Com informações e imagens da SECOM/PMG).
Guararapes, município distante 226km de Garanhuns, abriu uma Seleção
Simplificada para a contratação de 58 profissionais para a Secretaria Municipal
de Saúde. As vagas são para Ensino Médio e Superior.
1.390,31 e R$ 10.904,42. As oportunidades são para condutor socorrista,
médico de estratégia da saúde da família, médico psiquiatra, médico psiquiatra
infantil e médico ginecologista/colposcopista. Para participar, o
candidato deve, obrigatoriamente, acessar o site da organizadora, fazer seu
cadastro e anexar os documentos pessoais digitalizado. As inscrições serão
realizadas no endereço eletrônico: www.institutodarwin.org.
realizado em uma única etapa. O critério para avaliação será a análise da
experiência profissional e de títulos. As inscrições custam R$ 40,00 para a
função de nível médio e R$ 60,00 para a de nível superior. Clique AQUI
e confira a quantidade de Vagas Disponíveis, e os Salários oferecidos para cada
cargo.
CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA:
DISPONÍVEIS, E OS SALÁRIOS OFERECIDOS PARA CADA CARGO:
DA SAÚDE DA FAMÍLIA
remuneração de R$ 10.904,42 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
remuneração mensal de R$ 5.452,21 e jornada de 20 horas semanais.
INFANTIL
R$ 5.452,21 e jornada de 20 horas semanais.
R$ 5.452,21 e jornada de trabalho 20 horas semanais.
remuneração de R$ 1.390,31 para o plantão de 12×36.
da Magia do Natal. No próximo dia 8 de novembro acontece a abertura do evento e
já tem muita gente trabalhando para deixar a decoração prontinha para que a
beleza e a luzes tomem conta da Cidade nesse fim de ano.
de Flores) e Souto Filho (Fonte Luminosa) estão interditadas desde o mês passado
para ornamentação. Na sede da Prefeitura e nas avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa
também já é possível comprovar os testes noturnos da iluminação que vem sendo
instalada. Nos galpões onde são produzidas as peças, localizados no Centro
Administrativo II, o trabalho é intenso e a contagem regressiva para o evento faz
ampliar o regime de trabalho e as oportunidades de emprego.
meses e conseguiu aqui essa oportunidade. Me sinto muito satisfeito em estar
fazendo parte desse projeto e poder, quando terminar, prestigiar também. Isso é
muito bom”, pontuou o auxiliar de eletricista Magdiel Cordeiro Vilela, em
entrevista veiculada no ABTV 2ª Edição, da TV Asa Branca.
profissionais conseguiram se reinserir no mercado de trabalho graças a Magia do
Natal, que gera centenas de empregos diretos e indiretos. São eletricistas, carpinteiros,
pintores e vários outros profissionais que foram selecionados por meio de
processo público realizado recentemente pela Prefeitura. Estimativas da Secretaria
Municipal de Turismo registram que cerca de 600 pessoas trabalharão durante
todo o Evento, nas mais diversas funções, sejam autônomas ou ligadas a Administração
Municipal.
repassadas pela Prefeitura, a Magia do Natal movimentou mais de R$ 35 milhões
de reais no comércio local em 2018. Também na edição do ano passado, cerca de
um milhão de pessoas visitaram a Cidade. Neste ano, a expectativa é que esses
números sejam superados. “A Magia do Natal é um evento que já se consolidou no
nosso calendário e com a antecipação na divulgação da programação, que estamos
fazendo desde o último mês de julho, temos certeza que alcançamos maior número
de público. Hoje, é o Evento que mais atrai turistas para a nossa Cidade. A
economia fica super-aquecida, gerando movimentação de diversos setores”, comemora
o Prefeito Izaías Régis (PTB).
período de 8 de novembro a 31 de dezembro. Já a decoração, segue aberta à
visitação até o dia 6 de janeiro de 2020. Entre as atrações confirmadas para o
Natal 2019, destaque para Adilson Ramos; Os Incríveis; Elymar Santos; Gilbertto
e Banda; The Fevers; Orquestra Super Oara; José Augusto; Marina Elali e Maestro
Eduardo Lages, além de Altemar Dutra Júnior e Andréa Amorim. Para
saber mais sobre a programação, clique AQUI.
quinta-feira, dia 24, o 5º Festival Internacional de Literatura Infantil (5° Filig)
desembarca mais uma vez em Garanhuns. Nesta edição, o tema a ser vivenciado
será “Africanidades — um mundo de histórias e memórias”.
até o próximo domingo, dia 27, e acontece no Centro de Produção Cultural do Sesc/Garanhuns.
Idealizado pela Proa Marketing Cultural e Ferreira Costa e contando com a
curadoria do escritor e ilustrador pernambucano Luciano Pontes, a realização recebe
o apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, e de diversas
entidades fomentadoras de cultura.
a domingo, as atividades do 5º Filig vem sendo realizadas desde o último mês de
julho, com seminários de leituras direcionados para professores,
bibliotecários, estudantes de pedagogia e letras, além de caravanas de leituras
e apresentações artísticas nas escolas de comunidades quilombolas de Garanhuns.
Os estudantes também estão recebendo livros sobre o tema abordado. “Nas
escolas, atendemos mais de 72 instituições de ensino infantil e foram 8 mil
livros doados. Capacitamos cerca de 200 professores em 12 ciclos de formação”,
pontua a Proa Marketing Cultural, organizadora do Filig.
desde 2014, entende a literatura como um direito da criança e como uma
ferramenta de formação. Por isso, a cada edição, promovemos o encontro de
criadores e leitores com intuito de partilhar experiências e fomentar, desde
cedo, o apreço pela leitura”, finaliza a Proa Marketing Cultural, em tecto
publicado no site oficial do Evento. Confira a Programação Completa do 5° Filig
clicando AQUI.
dias 23 e 27 deste mês, na Praça Mestre Dominguinhos, a IV Bienal Internacional
do Livro. A principal meta da Andelivros, que promove a realização com o apoio
da Prefeitura, através das secretarias de Educação; Cultura; Turismo e Comunicação
Social, e do Sesc, é trazer o hábito da leitura para a população.
Garanhuns é uma vitória para a Andelivros e para toda a Região do Agreste Meridional
do Estado de Pernambuco. Entre os eventos que realizamos no Estado, o público
garanhuense se destaca pois é o que mais compra livros. A nossa missão é fazer
com que as pessoas criem o hábito da leitura e tenham contato com a literatura
desde a infância”, ressalta o presidente da Andelivros, Alventino Lima.
Entre
os principais nomes da Feira deste ano, estão: o escritor Raimundo Carrero; o
poeta Jessier Quirino; a jornalista esportiva Carol Barcelos; Herbert Lima e o
educador Celso Antunes, além de outros nomes do cenário cultural, bem como o
escritor garanhuense Cláudio Rodrigues e o jornalista Humberto de Moraes (in
memoriam), que serão os homenageados desta edição do Evento.
Lançamento
de Livros; contação de Histórias; apresentações de peças teatrais com alunos da
Rede Municipal de Ensino; rodas de conversa com artistas garanhuenses, shows de
bandas marciais e grupos musicais e outras atividades culturais também integram
a programação da IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns, que
pode ser conferida clicando AQUI.

































































