previsão para executar obras de drenagem necessárias para escoar a água da
chuva no bairro do Magano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou
à Defesa Civil Municipal desalojar as famílias que vivem em imóveis com risco
de desabamento na rua Valdemar Garibaldi sempre que existir previsão de chuvas
fortes no local.
cadastramento imediato das famílias para inclusão em programa de aluguel social
no caso de ser necessário remover os moradores de suas casas. O promotor de
Justiça Domingos Sávio Pereira Agra ressalta, no texto da recomendação, que a
Defesa Civil identificou a construção de várias casas irregulares na rua
Valdemar Garibaldi. Tais imóveis são constantemente monitorados pelo órgão em
razão do risco de desabamento durante o inverno e, por esse motivo, o MPPE
expediu a recomendação a fim de prevenir possíveis tragédias que poderiam
atingir os moradores.
Garanhuns, em setembro de 2018, que já realizou o levantamento topográfico da
área e está em fase de elaboração de projeto básico de drenagem para o local.
Como não foi apresentado resultado desse trabalho, o MPPE recomendou ainda que
o Poder Público apresente, no prazo de 60 dias, projeto básico de drenagem para
a localidade ou, na impossibilidade de fazê-lo, justifique os motivos que
impediram a conclusão do projeto. (Com
informações do Site do MPPE. CONFIRA)
para que seja reforçado o policiamento na comunidade Liberdade, aqui em
Garanhuns, sobretudo nas proximidades da Escola Estadual São Cristóvão,
onde foram registrados sete arrombamentos em oito meses.
funcionários da unidade escolar a se mobilizar para reivindicar
segurança. Porém salienta que, na semana passada, eles foram
obrigados a cancelar protestos e a suspender as aulas após a divulgação de
um áudio em que um suposto traficante fez ameaças a quem fizesse
qualquer tipo de manifestação. Diante deste quadro, Porto solicita
que seu apelo seja endereçado ao governador Paulo Câmara (PSB), ao
secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, ao Comandante Geral da Polícia
Militar de Pernambuco, Cel. Vanildo Maranhão, e ao Comandante do 9º BPM da
PMPE, Tenente Coronel Paulo César.
no último fim de semana do mês de março, ocasião em que os criminosos
pularam o muro e furtaram computadores, botijões de gás e alimentos da merenda. O
Deputado pede que o Estado entre em ação e garanta a segurança aos moradores de
Liberdade, principalmente à comunidade acadêmica da Escola São Cristóvão.
Ele enfatiza que as pessoas estão aterrorizadas, silenciadas, amargando
prejuízos e até mesmo sem direito a estudar e a protestar.
projeto discutido desde o período de transição. Criar uma carteira de
identificação de estudante própria, com o objetivo de esvaziar a carteirinha
emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Nacional dos Estudantes
Secundaristas (Ubes), pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e por
entidades municipais e estaduais. A emissão das carteiras é a principal fonte
de renda dessas instituições.
identificação de participantes nos exames e avaliações, como o Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais (Inep), que é ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Pela plataforma digital, os estudantes poderão emitir uma carteira eletrônica a
partir de identificação com o CPF. Inicialmente, o Governo pretende aplicar o
novo modelo aos alunos do ensino superior e só após aplicar para estudantes de
outras etapas. A viabilização do projeto seria feita pelo Inep, que detém as
bases de dados da educação brasileira.
já estão prontos e, nos últimos dias, o Inep trabalhava no layout da carteirinha.
Por conta da exoneração do ex-presidente do Inep Marcus Vinicius, que estava
tocando o projeto, e do ex-presidente do MEC Ricardo Vélez Rodriguez, o anúncio
oficial do aplicativo e da nova carteira de estudante atrasou.
encontra um empecilho. Uma Lei de 2013, sobre o benefício do pagamento da
meia-entrada, garante que apenas a UNE, a Ubes e a ANPG possam emitir as
carteiras estudantis. Em 2015, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal
(STF), entendeu que o documento também pode ser emitido por entidades
estudantis estaduais e municipais, sem vínculo necessário aos órgãos nacionais.
A expectativa do MEC é que os estabelecimentos aceitem a identificação oficial
aos poucos e o governo não descarta uma tentativa na alteração da lei de meia
entrada no Congresso Nacional.
(Com informações do JC Online/ Folha de S. Paulo)
do projeto Desmistificando a Sanfona, que está dentro da programação do Viva
Dominguinhos 2019, que acontece entre os dias 25 e 27 deste mês. A ação busca
levar a cultura nordestina e gerar uma aproximação de crianças e adolescentes
com a música e, em especial, com o acordeon. A primeira contemplada foi a
Escola Municipal Letácio Brito.
multi-instrumentista Marcos Cabral para as salas de aula, para abordar os
princípios do instrumento e apresentar quais os principais tipos de músicas que
o utilizam a sanfona como base. “É muito gratificante poder levar um pouco da
história do acordeon no mundo e no nosso país. Vejo um grande interesse dos
jovens, crianças e até seus professores por esse instrumento tão fabuloso.
Percebo que com um projeto desse existem muitas possibilidades dos alunos terem
um olhar além em sua caminhada, deixando de lado as drogas e os maus
comportamentos e dando espaço a cultura, a intelectualidade, ao companheirismo,
ao amor e ao que é belo”, ressaltou.
Municipal Professor Mário Mattos, nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 14h.
Na Escola Municipal Ranser Alexandre Gomes, o projeto será realizado no dia 15,
a partir das 10h. A Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias (Caic)
recebe o projeto no dia 15, às 9h. A Escola Simoa Gomes será a última
contemplada, no dia 22 de abril, às 9h. (Com
informações e imagens de Daniela Batista/SECOM/PMG)
de Pernambuco traz a informação que a Agência do Trabalho oferece para hoje,
dia 11, duas vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades são de Auxiliar
Administrativo, sendo uma delas exclusiva para Pessoas com Deficiência.
atender aos seguintes requisitos:
ADMINISTRATIVO – Experiência: 6 meses – Salário: Não
informado – Escolaridade: Médio Completo; e
ADMINISTRATIVO – Experiência: Não exigido – Salário:
R$ 1.132,50 – Escolaridade: Médio Completo. Observação:
VAGA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – PCD.
até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão
e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão
sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a Carteira de
Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.
defendeu que a oposição deve começar a pensar em uma candidatura forte para a Prefeitura
do Recife. Régis defendeu abertamente que o “candidato natural” para
concorrer à sucessão de Geraldo Júlio (PSB) seja o ex-senador Armando Monteiro
Neto (PTB).
experiência e capacidade de dialogo, pode ser o nome que una a palanque da
oposição em Pernambuco”, disse o Prefeito que integra a “tropa de
choque” do ex-senador. “Armando é muito novo para encerrar a carreira
política, e tenho certeza que se essa missão lhe for dada, ele saberá conduzir
a prefeitura do Recife, para um tempo de desenvolvimento e participação
popular”, pontuou Régis, que jantou com Monteiro, nesta semana, em
Brasília.
críticas sobre a atual gestão da Prefeitura do Recife e disse que a Capital está
abandonada. “Recife tá um caos no trânsito, o Centro está acabado! A Cidade
precisa de um gestor para reestruturar tudo. Tá feio, tá sujo. Tenho até
desgosto em ver a cidade do jeito que ela está. Acredito que Armando poderia
fazer essa gestão para melhorar a Capital”, finalizou Izaías, que garantiu
que o líder petebista não rejeitou a possibilidade para 2020.
Marcha dos Prefeitos, Izaías Régis também participou de várias reuniões na
Capital Federal ao longo dessa semana.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde tratou sobre
projetos voltados à Educação. Já na Câmara de Deputados, Izaías foi recebido
pelo deputado Federal Silvio Costa Filho, ocasião em que pleiteou recursos para
Garanhuns e sinalizou apoio à frente parlamentar que defende o Pacto
Federativo, liderada por Costa Filho. Régis também visitou o Jornal Correio
Braziliense. Em contato com o jornalista José Carlos Vieira e com a Diretora de
Redação, Ana Dubeux, Izaías apresentou os principais eventos e potencialidades
de Garanhuns. “A meta é promover Garanhuns Nacionalmente”, argumentou o Gestor
Garanhuense. (Com informações do jornalista
Ricardo Antunes e imagens de Priscila Belens/SECOM/PMG)
Álvaro Porto (PTB) apresentou apelo ao Governo do Estado para que regularize,
com urgência, a entrega do medicamento Ciclosporina de 100 mg a pacientes
transplantados de Garanhuns. De acordo com o requerimento do Petebista, o
remédio, que é essencial ao processo de recuperação do paciente, teve a
distribuição suspensa em março.
familiares, que já se queixavam do fato de a Farmácia do Estado está entregando
o medicamento com dosagem de 50 mg, agora se deparam com a suspensão total da
oferta. A distribuição fracionada, vale salientar, obrigava as pessoas a irem
várias vezes à farmácia parar receber o medicamento. Saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI.
imunossupressor. Facilita a adaptação do órgão transplantado ao corpo do
paciente, reduzindo as reações imunológicas. Ou seja, sem ela a possibilidade
de rejeição do órgão aumenta. “A suspensão da oferta do remédio põe em
risco todo o processo que começou com a doação de órgãos, passou pelo
transplante e deu vida a quem estava na beira da morte” , afirma a
justificativa do requerimento de Porto.
Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), solicita que o apelo
seja encaminhado ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao Secretário de Saúde do
Estado de Pernambuco, André Longo. Destaca ainda que a Ciclosporina, de
alto custo, deve ser fornecida pelo poder público.
Blog do Carlos Eugênio, o Secretaria
Estadual de Saúde (SES) esclareceu que “não tem medido esforços para
reabastecer as unidades da Farmácia de Pernambuco com o Ciclosporina”. No
entanto, de acordo com o Órgão Estadual, o desabastecimento “é causado por
diversos fatores, que vão desde o atraso na entrega por parte de distribuidores
de medicamentos, que descumprem acordos com a SES, até a demora para a
conclusão de licitações devido ao esvaziamento de processos por parte das
empresas fornecedoras”.
emergencial”, autorizou a readequação das dosagens do Ciclosporina aos
pacientes transplantados cadastrados na Farmácia de Pernambuco. “Dessa forma,
até que o estoque esteja reabastecido com todas as apresentações, todas as
unidades da Farmácia de Pernambuco estão autorizadas a dispensar o medicamento
na apresentação de 25 mg, adaptando a dispensação conforme dosagem solicitada
em prescrição médica”, justificou a SES.
seguia de Garanhuns para Correntes viveram momentos de tensão na tarde da
última terça-feira, dia 9.
Van, tipo Sprinter, como se fossem passageiros normais. Eles entraram no
transporte no Posto Manoel Bahia, na BR 424, e seguiram viagem como se fossem
passageiros normais, porém nas imediações do Açude Novo, logo após a Curva da
Laranjeira, anunciaram o assalto.
dinheiro e objetos pessoais das Vítimas. Na fuga, os Criminosos ainda efetuaram
um disparo de arma de fogo em direção ao transporte alternativo atingindo a
traseira do veículo. Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar foi acionada,
mas ninguém foi preso. A Polícia Civil investiga o Crime. (Com informações do Portal V&C Garanhuns)
Prefeitura de Garanhuns nas eleições de 2020, inclusive contando com o apoio do
Prefeito Izaías Régis (PTB), o Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC) vem deixando
de lado o papel de coadjuvante e a cada dia se afirma como liderança no Município.
Com o aval de Izaías, Haroldo
participa de decisões do Governo; intervém na solução de problemas da Gestão e
representa o Prefeito na maioria das agendas externas. Recentemente, o
Vice-prefeito esteve participando de audiências no Tribunal de Contas e
deliberou a instalação de luminárias em led para o acesso ao Santuário Mãe
Rainha, que neste mês completa 15 anos. Também é fácil encontrar Haroldo
percorrendo Secretarias; reunido com Secretários e visitando obras e ações
governamentais.
“O Prefeito Izaías confia em
mim e retribuo essa confiança com trabalho. Garanhuns vive o melhor momento de
sua história, pois o Prefeito governa olhando para todos os segmentos e para todas
as localidades. Temos obras e ações em praticamente todos os lugares de Garanhuns.
Só não enxerga quem não quer ver”, chama a atenção Haroldo.
Tímido no inicio da Gestão, o
Vice-prefeito virou a página e atualmente se articula com mais desenvoltura,
inclusive utilizando as mídias sociais para apresentar as realizações da Gestão
Municipal. Ele também vem se preparando para o desafio de participar da próxima
campanha política para o cargo de Prefeito, que promete ser uma das mais
acirradas da história.
“Estou cursando Gestão Pública na (Faculdade) Estácio e aprendendo
na prática com o Prefeito Izaías. Em contato com os Secretários Municipais, também
estamos nos inteirando, a cada dia, quanto ao funcionamento da máquina pública,
as suas particularidades e, sobretudo, as dificuldades”, registra Haroldo. “Ser
Prefeito de Garanhuns é um grande desafio, mas se for à vontade de Deus e da
população, estaremos preparados para esse desafio. Porém o foco agora é
administrar a Cidade, só vamos pensar em política em 2020”, finaliza Vicente.
Vale registrar que além de
Haroldo, também são cotados como possíveis candidatos a Prefeito de Garanhuns,
o ex-prefeito Silvino Duarte; o deputado Estadual Sivaldo Albino; o vereador
Zaqueu Lins; o empresário Hélder Carvalho; o ex-secretário Alfredo Gois; o Coronel Campos; o
ex-vereador Givaldo Calado e o Médico Eduardo Miranda, entre outros.
a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada ontem, dia 9, em Brasília-DF. O
momento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente
do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e o
Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).
econômica para as cidades brasileiras, para estabelecer um equilíbrio na
distribuição de recursos públicos entre a União, os Estados e os Municípios.
Câmara de Deputados e esteve no Ministério do Turismo. Na Câmara, ao lado do
prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, foi recebido pelo deputado Federal André
Ferreira, líder do Partido Social Cristão – PSC na Câmara, que apresentou sua
atuação em prol dos Municípios Pernambucanos. Já no Ministério do Turismo, o Prefeito
se reuniu com o Secretário Nacional Aluizer Malab para discutir projetos em andamento
e conhecer os planos federais para o fortalecimento do turismo nas Cidades Brasileiras,
em especial, no estado de Pernambuco. Régis segue em Brasília até a próxima
quinta-feira, dia 11 de abril.























































