BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Uma ação conjunta da Agência Nacional de Petróleo (ANP) com a
Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) resultou na interdição de 25
postos de combustíveis no Grande Recife e nas BRs 101, 232 e 408. Foram
fiscalizados 390 estabelecimentos, o que corresponde a 27,21% dos postos no
Estado. De acordo com a secretaria, essa é a maior fiscalização realizada pelo
órgão no setor, que não divulgou o nome dos estabelecimentos.

Entre os principais problemas constatados estão ausência de documentação
fiscal, adulteração de combustíveis, aferição irregular nas bombas medidoras e
um tipo de fraude conhecida como “bomba baixa”, na qual o consumidor acaba
levando menos combustível do que o mostrado na bomba. Dentro do total de
estabelecimentos fiscalizados, 5% foram interditados total ou parcialmente,
índice considerado alto pela ANP, cuja expectativa é de 3% de postos
irregulares em cada Estado. 
Quatro estabelecimentos, um no bairro de Água Fria e outro no bairro do
Recife, Zona Norte e Centro do Recife; um em Vitória e outro em Pombos, na Zona
da Mata Sul de Pernambuco, foram fechados por cinco anos por serem
reincidentes nas irregularidades e tiveram a inscrição estadual
cancelada.  “O motorista que for abastecer nas áreas que já passaram
pela fiscalização podem fazer isso tranquilos. Se o posto está aberto é porque
foi fiscalizado e aprovado”, explica o Diretor Geral de Operações
Estratégicas da Sefaz-PE, Cristiano Dias.

TESTES – O gerente técnico da Sefaz-PE, Domingos
Soares, explica que todos os postos tem a obrigação de realizar testes de
métrica e qualidade, caso o consumidor solicite.

“Isso é uma legislação da ANP e os postos são equipados com instrumentos para
realizar esses testes na frente do cliente. Caso o estabelecimento se recuse a
cumprir e demonstrar a qualidade do produto e medição correta do que está sendo
comercializado, o motorista pode acionar o Procon ou a ANP”, esclarece. As
denúncias podem ser realizadas através da ouvidoria da Sefaz-PE, no telefone
0800 285 1244 ou no e-mail ouvidoria@se faz.pe.gov.br. Já a ANP pode ser
acionada através do telefone 0800 970 0267. A ligação é gratuita. (Com informações do JC online. CONFIRA)

Clique AQUI para saber mais.


Depois de vencer o Selecionado da Pedra por 2×1 no tempo normal e 1×0 na
prorrogação, a Seleção Garanhuense de Futsal Masculino sagrou-se campeã da 3ª
Copa do Agreste de Futsal, competição que reuniu as dez melhores equipes da
modalidade no Agreste Meridional. A partida foi realizada ontem a noite, dia 7,
no Ginásio do SESC/Garanhuns.

Com Nilson fechando a meta e Léo Silvestre, Rodrigo e o artilheiro Paulo Rafael
marcando os gols da vitória, a comandada por Léo Queiroz e Paulinho Costa,
conquistou o 2º título do ano, já que no último mês de maio, também havia
ganhado o 20º Campeonato da Amizade de Futsal, o tradicional Campeonato dos
Radialistas.

“Parabenizamos todos os atletas e os membros da comissão técnica, em especial o
professor Edson Lopes. Também é preciso registrar a disponibilidade do Prefeito
Izaías Régis e dos secretários Flávio Elóia e José Gundes, que viabilizaram
todas as condições para que a equipe pudesse disputar a competição. A conquista
ainda se torna maior pelo fato de que não há remuneração para participar desse
grupo vitorioso e sim a vontade e o orgulho de bem reapresentar a Cidade. Algo
raro nos dias atuais”, reconhece o secretário de Juventude, Esportes e Lazer,
Carlos Eugênio. 

Comissão Técnica com o título do Campeonato dos Radialistas.

Agora as atenções se voltam para a disputa dos Jogos Abertos do
Interior e da Copa TV Asa Branca de Futsal, competições que serão realizadas no
segundo semestre. 
(Imagens Fábio Caju e Adriana Nascimento/Divulgação)



 
A Petrobras divulgou, na manhã desta quarta-feira, dia 7, uma nova política
para a precificação do gás de botijão. Os preços serão aumentados em 6,7% e os
reajustes passarão a ser feitos todo mês, sempre no dia 5. Sobre esse valor,
será aplicada uma margem de 5%.
De acordo com a empresa, se os repasses ao consumidor forem integrais,
o preço final deve subir 2,2%, o que representa R$ 1,25 por botijão. O aumento
vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos e começa a vigorar a
partir desta quinta-feira, dia 8.

A nova política de precificação da estatal institui uma fórmula que
considera as cotações da Europa para o propano e butano, gases obtidos através
do refino do petróleo que compõem a fórmula do GLP – gás liquefeito de
petróleo, nome técnico do gás de cozinha.


ÚLTIMO REAJUSTE – O último reajuste promovido pela Petrobras no
preço desse combustível foi no dia 21 de março. Na ocasião, o valor cobrado nas
refinarias aumentou 9,8%.
(Com
informações do JC Online. CONFIRA)


 
Professores da
Rede Municipal de Ensino de Garanhuns promoveu na manhã de hoje, dia 7, uma manifestação
pelas ruas da Cidade. A Categoria se mostra contrária a aprovação, por parte da
Câmara de Vereadores, do Projeto de
Lei nº 012/2017, que tratou do Reajuste Salarial dos Professores.
Contando com faixas, cartazes
e carros-de-som, o Movimento, marcado pela participação de membros do Sindicato
dos Professores de Pernambuco (SINPRO), também contou com a presença de políticos
oposicionistas; ex-aliados do Governo de Garanhuns; alunos e pais de alunos. “Diminuíram a carga horária e consequentemente nossos salários”, argumentou um Professor,
em reserva ao Blog. O protesto que teve inicio na praça Souto Filho (Fonte
Luminosa) foi finalizado defronte a sede da Prefeitura.

Ontem, dia 6, um grupo de
Vereadores esteve concedendo entrevista ao programa Falando com o Agreste, da
Marano FM, se posicionando a cerca da aprovação do polêmico projeto
(clique AQUI para ouvir). Já o Governo
Municipal emitiu uma Nota Oficial, comentando a manifestação de hoje. Segundo a
Prefeitura “não foi retirado nenhum direito (dos professores), apenas
regulamentada a carga horária”. Ainda de acordo com a Municipalidade, o Projeto
de Lei nº 012/2017, alvo dos protestos, “apenas regulamenta a Lei Federal nº 11.738/2008, que criou o piso
salarial dos profissionais do magistério, de modo que, estabeleceu para os
professores com 200 (duzentas) horas o valor de R$ 2.298,00 (dois mil e
duzentos e noventa e oito reais)”.

REAÇÃO DOS PROFESSORES – Ao comentar a reação dos Professores,
tanto nas redes sociais, quanto na manifestação da manhã de hoje, dia 7, o
Governo Municipal registrou respeitar os profissionais, mas chamou a atenção para
que o movimento democrático não venha a tomar contornos políticos. “Ataques
pessoais e ridicularizações em público não são, em nenhuma ocasião, admissíveis
como o ocorrido no protesto desta quarta-feira (7)”, registra trecho da Nota,
que acrescenta: “Garanhuns é uma cidade que cresce, fato este visível, e a
tentativa de diminuir ou ridicularizar o trabalho do Gestor ou dos Vereadores não
contribuirá para o debate”, registra trecho da nota distribuída a Imprensa.

Clique AQUI para saber mais.

Ele tem apenas 7 anos de
idade, mas já é considerado uma das grandes promessas do Jiu-Jitsu Pernambucano.
Trata-se de Rhian Gabriel, que apesar da pouca idade, já tem uma série de
conquistas em seu currículo.

“Ele conheceu o Jiu-jitsu em fevereiro
de 2016 no Espaço de Recreação Educativa. Desde então não perde um treino, ao
não ser nas semanas das provas na Escola”, registra, orgulhosa, a mãe Kivia
Karinne, que enumera as conquistas do jovem atleta: “com apenas três meses de
treinos, ele foi campeão da 2ª Etapa do Circuito Alagoano de Jiu-jitsu e logo
em seguida conquistou o título também da 3ª Etapa, além de ser medalha de ouro
no Desafio de Equipes promovido aqui em Garanhuns”, registra Kivia.


O ano de 2017 também começou com títulos. Rhian Gabriel, que
treina na Academia Laqueus e tem como
treinador Neto Medeiros, conquistou o ouro na 1ª Etapa da Copa Blackout,
em Paulo Afonso-BA e no último mês de maio voltou a conquistar o título, em sua
categoria, no Circuito Alagoano de Jiu-jitsu. “Agora queremos leva-lo para
disputar o Campeonato Sul-americano de Jiu-jitsu Kids, que acontecerá no Rio de
Janeiro nos dias 15 e 16 de julho”, registra a mãe, que vem buscando
patrocínios que garantam a realização do sonho do pequeno atleta. “Estamos à
disposição dos que queiram nos patrocinar através do contato (87) 9.9115-1920.
Tenha certeza que estará investindo num atleta de muito futuro”, finaliza Kivia
Karinne.

Clique em player e confira o desempenho de Rhian Gabriel na final da 3ª Etapa do Circuito
Alagoano de Jiu-jitsu:

Clique AQUI para saber mais.

Contando com o apoio da Liga Nacional
de Judô (LNJ) e da Liga Pernambucana de Judô (LIPEJU), Garanhuns sedia no próximo
sábado, dia 10, o Campeonato Brasileiro Regional de Judô 2017.

O Evento, que conta com a
organização da Associação Carlos Tevano de Judô e Jiu-Jitsu, acontece no Ginásio do SESC/Garanhuns
e terá inicio as 9h. Antes, na sexta-feira, dia 9, acontecem as etapas de Credenciamento,
Pesagem e o Congresso Técnico.

“Garanhuns tem tradição em ter
excelentes judocas e em realizar grandes eventos do Judô. Nossa expectativa é
que o Campeonato Brasileiro Regional reúna os melhores judocas de Pernambuco e
de outros estados da Região Nordeste”, pontua o Mestre Carlos Tevano,
organizador do Evento. (Com informações e imagens da ACT)


Os professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns promovem nessa quarta-feira, dia 7, a partir das 9h, uma mobilização denominada de S.O.S Educação. A concentração acontece na praça da Fonte Luminosa e de lá os participantes se deslocarão até a sede da Prefeitura. 

Além dos profissionais da Educação Municipal, outros setores da sociedade também devem participar do protesto. Além da manifestação, também é grande a possibilidade de que a categoria venha a deflagrar greve. “A Rede Municipal de Ensino conta com mais de mil professores, e esperamos que a maioria deles compareça à mobilização. Amanhã também vamos ver a palavra do Sindicato (Sinpro) sobre uma possível paralisação geral”, disse uma docente, em reserva, ao portal V&C Garanhuns.

VEREADORES CONCEDEM ENTREVISTA – E na tarde de hoje, dia 6, um
grupo de Vereadores e membros da Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores de
Garanhuns, estiveram participando do programa Falando com o Agreste, da Marano
FM, quando se pronunciaram sobre o polêmico tema.
Clique em player para ouvir:


 
O SESC/Garanhuns, através do
Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, promove nessa quinta-feira, dia 8, a partir das 19h, o lançamento do livro ‘Poemas e Porquês’, do
radialista e poeta Lenildo Ramos. O Evento é gratuito e acontece no Salão de
Eventos Jaime Pincho, localizado na rua Manoel Clemente, nº 136, Centro.
Editado pela Gráfica Tyoflan, ‘Poemas
e Porquês’ tem 63 páginas, conta com prefácio do administrador Alfredo de Góis
e teve coordenação, diagramação e revisão final do professor Carlos Janduy. “Trata-se
de um trabalho voltado para todos os públicos, que certamente vai agradar aos leitores”,
estima Lenildo, que exerce a profissão de radialista há 27 anos, tem como hobby
o futebol, porém nutre um amor especial pela poesia. 

“São 50 poemas escritos
sem pressa e com muito cuidado. Todos com o seu respectivo Por que. A obra tem
poesias sobre a vida, o comportamento, os animais, o futebol e muitas
referentes à natureza”, registra Lenildo, que atualmente apresenta o programa
Lance Esportivo, na 87 FM.



O AUTOR – Aos 53 anos, Lenildo Ramos é casado e tem três filhos e
dois netos. Cidadão Garanhuense através de comenda ofertada pela Câmara
Municipal, o Radialista já exerceu sua profissão em emissoras de Rádio em
Garanhuns, Caruaru, Bom Conselho e em Arcoverde. 

Avenidas e
cruzamentos estratégicos de Garanhuns contarão com novos semáforos para o
disciplinamento do trânsito. As estruturas começam a ser instaladas nesta
semana. Os semáforos serão implantados num trecho da avenida Duque de Caxias,
na Cohab I; no cruzamento da rua XV de Novembro com a rua Amaury de Medeiros,
em Heliópolis; entre as ruas Zumbi e Álvaro Agobar, na Cohab II; no cruzamento
entre a avenida Idelfonso Lopes e a rua Davi Jorge Rodrigues, no bairro
Heliópolis; e numa área próxima da avenida Getúlio Vargas, também em
Heliópolis.
Os cinco novos
semáforos funcionarão de maneira sincronizada com os outros aparelhos já
existentes em suas respectivas áreas. “A ideia é que possamos melhorar o fluxo
de veículos nessas vias. O semáforo serve como disciplinador do trânsito, além
de garantir segurança. A medida foi tomada após avaliação técnica”, enfatiza o
presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT),
Elielson Pereira (imagem ao lado).
BOTOEIRAS INTELIGENTES – Com o objetivo de promover acessibilidade, a
AMSTT também disponibilizará botoeiras – dispositivos que acionam o sinal
vermelho e exigem a parada imediata do condutor – com efeito sonoro, que
facilitam a utilização de pessoas com algum tipo de deficiência, no semáforo da
avenida Barão do Rio Branco, no centro da Cidade; e no cruzamento da avenida
Simôa Gomes com a avenida Júlio Brasileiro, em Heliópolis. A expectativa é que
os equipamentos sejam disponibilizados até o final do mês de junho. (Com informações de Cloves
Teodorico/SECOM/PMG)


 
Os municípios de São João e de Iati promovem, neste mês de junho, duas
importantes Corridas em homenagem ao mês junino.
Numa realização da Paróquia de São João Batista, o município de São João
realiza no próximo dia 18 de junho, a 3ª Corrida da Fogueira. O evento
esportivo terá um percurso de 8 km, tendo a largada e chegada defronte a Igreja
Matriz de São João. As inscrições custam R$ 20 e devem ser realizadas na Secretaria
Paroquial. Os 150 primeiros inscritos receberão uma camiseta.
“Contaremos com uma premiação de R$ 2.400, dividida em cinco
modalidades, além de troféus para os classificados entre 1º e 3º lugares e
medalhas para os 4º e 5º colocados”, registra Renato Virgulino, um dos
organizadores do Evento, que chama a atenção: “essa premiação será exclusiva
para atletas de São João. Os participantes de outros Municípios, que se
destacarem na corrida receberão medalhas”, complementa Renato.

Para maiores informações sobre a 3ª Corrida da Fogueira de São João, que
terá um percurso urbano e rural, ligue: (87) 98103-5415; 98102-2231 e
98114-8595.



CORRIDA DA FOGUEIRA EM IATI – Já a Secretaria de Esportes de Iati promove
no próximo dia 23 de junho, a Corrida da Fogueira. A prova será disputada com
percursos de 5 Km (feminino e infantil) e 7 Km (adulto e profissional). O
evento tem R$ 1.000 em prêmios, além de medalhas e troféus. Para inscrições e
informações ligue: (87) 98112-6711; (87) 98112-3438 e (87) 98155-2226.