
Fora momentaneamente da ALEPE por conta do retorno do titular, deputado Eriberto Filho (PSB), o suplente de deputado Estadual Cayo Albino (PSB), que exercia e deve voltar a exercer a função de Líder da Bancada de Oposição, vem cumprindo um mandato temporário marcado por forte fiscalização ao Governo Raquel Lyra, mas também pela apresentação de indicações.

Desde janeiro, Albino, que integra as Comissões de Desenvolvimento Econômico e Turismo (vice-presidente) e de Assuntos Municipais, do que é membro titular, já apresentou 42 projetos, 7 indicações e 7 requerimentos, com destaque para o título honorífico de Capital Pernambucana da Terra dos Grandes Festivais para Garanhuns e a denominação de Rodovia Monsenhor Adelmar da Mota Valença, para a PE-182, que liga os municípios de Jupi e Jucati, entre outras proposições.


Na condição de suplente e mesmo voltando ao cargo ao longo desta semana, Cayo não deve destinar emendas para os Municípios aos quais possui representação política, dentre eles, Garanhuns, Correntes e Paranatama. Segundo os canais de transparência da ALEPE, Ele também possui um número resumido de assessores indicados no Gabinete, com destaque apenas para Alfredo Gois e Thomas Ravelly (relembre AQUI), sendo a ampla maioria dos demais ligados a Eriberto Filho.

Recentemente, o Blog Manoel Medeiros trouxe a informação que Cayo Albino é o 8º, dentre os 49 Deputados que mais gasta com diárias na Assembleia Legislativa. Segundo a publicação, que teve como fonte o Portal Tome Conta, do TCE-PE, Albino já gastou R$ 74.675,47 em diárias, todavia, de acordo com o Jornalista, não há regularidades entre os tipos de solicitações realizadas pelo então Deputado. (saiba mais AQUI).

A previsão é que, logo após destinar as emendas que têm direito, o deputado Estadual Eriberto Filho retorne ao primeiro escalão da Prefeitura do Recife, permanecendo no cargo até o prazo limite para desincompatibilização. Assim, Cayo Albino voltará à ALEPE, possivelmente ainda nesta semana, onde deverá permanecer até o próximo ano, quando Medeiros se descompatibilizará da função na Capital do Estado para disputar a reeleição (saiba mais AQUI). (@blogcarloseugenio)