
O deputado Estadual Cayo Albino (PSB) retomou suas atividades parlamentares nesta segunda-feira, dia 24, após voltar à condição de Suplente durante sete dias, em razão do retorno temporário do titular do mandato, o deputado Eriberto Filho (PSB), no último dia 14.

Eriberto voltou a ALEPE para direcionar os pouco mais de R$ 8 milhões em emendas parlamentares que dispõe no Orçamento do Estado. Agora, com o regresso do Deputado Titular à Secretaria Municipal de Política Urbana e Licenciamento do Recife, a expectativa é que Cayo Albino deva permanecer na ALEPE pelos próximos meses, possivelmente, até o prazo limite da legislação eleitoral para que Eriberto se desincompatibilize do cargo e possa disputar o cargo de Deputado Estadual novamente (saiba mais AQUI e AQUI).

DE VOLTA – Logo após participar da entrega da reforma de uma Unidade de Saúde no bairro da Liberdade, em Garanhuns, o Parlamentar seguiu para o Recife, onde discursou na Tribuna da Assembleia Legislativa e assumiu a Mesa Diretora dos trabalhos. O gesto foi considerado um movimento de fortalecimento político, articulado pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB).

CRÍTICAS À COMPESA – Em seu pronunciamento, Cayo Albino direcionou críticas ao Governo do Estado e à Compesa, destacando a precariedade no abastecimento de água em Garanhuns e em cidades do Agreste. Segundo o Parlamentar, o tema tem sido motivo de preocupação constante para a população e pauta recorrente de seus discursos na ALEPE.
“Venho falar de um sofrimento que tem virado rotina para o povo de Garanhuns e para o povo do Agreste, que é a falta de água que toma conta da Região. Não é a primeira, não é a segunda e, infelizmente, não será a última vez que uso dessa tribuna para cobrar explicações, cobrar melhorias e trazer as reivindicações”, afirmou.
O retorno de Cayo Albino ao mandato e a liderança da Oposição na ALEPE ocorre num momento de aumento das críticas à Compesa na Região, diante de interrupções frequentes no fornecimento e longos períodos de desabastecimento em diversos bairros de Garanhuns.

COMPESA – Em entrevista a Rádio Marano FM na última semana, o diretor de Produção e Planejamento Operacional da Compesa, Flávio Coutinho, reforçou a informação da compra de quatro novas bombas para o Sistema Integrado de Garanhuns e explicou que falhas em duas bombas do Sistema Cajueiro reduziram pela metade o volume de água enviado à Garanhuns. Segundo Coutinho, uma das bombas já voltou a operar e a segunda será reinstalada nesta semana.
Ainda de acordo com o Gerente da Compesa, a expectativa é a melhora gradual no abastecimento, com normalização para a maior parte da Cidade no decorrer desta semana. (@blogcarloseugenio)