
A Compesa realizará na próxima sexta-feira, dia 30, uma paralisação programada no Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Garanhuns visando preparar o Sistema Inhumas, que receberá novos conjuntos de bombas adquiridos pela Companhia. A interrupção terá início às 4h da manhã e deve durar cerca de nove horas, com previsão de conclusão na tarde do mesmo dia.
Durante a execução dos serviços, o abastecimento será suspenso nos municípios de Garanhuns, São João, Angelim, Jucati e Caetés, além dos distritos de Quatro Bocas (Angelim), Frexeiras (São João), São Pedro (Garanhuns) e Neves (Jucati).

Além da instalação dos novos equipamentos, a Compesa informou que também serão realizados reparos em vazamentos identificados na Adutora de Mundaú e serviços de manutenção preventiva, com o objetivo de aumentar a confiabilidade operacional do Sistema.
A Companhia destacou que a divulgação antecipada da paralisação visa permitir que a população das áreas afetadas se organize, armazenando água e utilizando-a de forma racional durante o período de desabastecimento. O fornecimento será retomado de forma gradual, conforme a pressurização da rede, obedecendo ao calendário específico de cada Cidade. Segundo a assessoria, ainda não é possível anunciar a data de instalação das novas bombas, pois é necessário realizar o “processo de ajustes nas Estações antes da Instalação”.

INVESTIMENTOS – De acordo com a Compesa, os quatro novos conjuntos de bombas representam um investimento de R$ 600 mil e têm como finalidade garantir maior estabilidade operacional, reduzindo paradas para manutenção. A Companhia também informou que pretende investir, até 2028, cerca de R$ 112 milhões em Garanhuns, com ações voltadas à requalificação dos sistemas de abastecimento e à ampliação em 25% da oferta de água no Município. (@blogcarloseugenio)