A deputada Estadual Débora Almeida (PSDB) denunciou, nessa quinta-feira, dia 9, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o suposto uso indevido de uma ambulância UTI, entregue recentemente ao município de São Bento do Una.
Segundo a Parlamentar, o veículo, um modelo de grande porte, totalmente equipado para atendimentos de emergência e adquirido com recursos de R$ 400 mil destinados por mandato dela, estaria parado na Garagem Municipal e, em alguns casos, sendo utilizado de forma inadequada para o transporte de pacientes de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Clique em player para assistir o Vídeo.
Débora afirmou que o equipamento foi entregue pelo Governo do Estado há alguns meses e que, desde então, não vem sendo utilizado para sua função original. “Por irresponsabilidade do Prefeito Alexandre Batité (MDB), movido por questões políticas e por ser adversário da governadora Raquel Lyra, a população está sendo prejudicada”, declarou Débora.
De acordo com a Deputada, a Secretaria Municipal de Saúde teria justificado, inicialmente, a não utilização do veículo sob a alegação de falta de seguro, argumento que ela classificou como “sem fundamento”. Débora também criticou a Gestão Municipal por, segundo ela, “esconder as emendas” e inviabilizar ações que beneficiariam a população.
A Parlamentar, que governou São Bento do Una entre os anos de 2012 e 2020, informou ainda que encaminhará denúncia ao Ministério Público e fez um apelo ao Prefeito: “coloque a ambulância UTI para circular com a função que ela tem, de salvar vidas! E adquira veículos TFD. Nosso mandato já destinou recursos específicos para isso, que inclusive já estão no Município”, enfatizou Débora Almeida.
Até o momento, a Prefeitura de São Bento do Una não se pronunciou sobre as declarações da Deputada. (@blogcarloseugenio, com imagens de Matheus Augusto)