A Prefeitura de Garanhuns publicou, nesta terça-feira, dia 30, o Decreto nº 043/2025 que regulamenta o Programa Bolsa Universitária Medicina da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). A iniciativa garante bolsas integrais para estudantes do curso de Medicina que tenham estudado em escolas públicas e se enquadrem em critérios socioeconômicos.
De acordo com o Decreto, será ofertada uma bolsa por semestre, já a partir das turmas de 2026.1 e 2026.2. O benefício cobre 100% da matrícula e das mensalidades, mas exige desempenho acadêmico mínimo e renda familiar de até 2,5 salários mínimos.
Para participar, o Candidato deverá ser aprovado no vestibular com nota mínima de 60% da pontuação máxima ou, caso opte pelo ENEM, alcançar pelo menos 600 pontos. Também será necessário comprovar residência em Garanhuns, inscrição no Cadastro Único e a conclusão do ensino médio em escola pública.
Além da formação acadêmica, o Programa prevê uma contrapartida social: após a obtenção do registro médico, o bolsista terá de prestar 1.440 horas de trabalho gratuito em Unidades da Rede Pública Municipal de Saúde.
O Decreto que já está em vigor e pode ser conferido AQUI. Já a seleção dos beneficiados será detalhada em edital a ser publicado pela AESGA. (@blogcarloseugenio)