BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 18 de agosto de 2025

 

O deputado Estadual Cayo Albino (PSB) é o novo líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A escolha foi oficializada nesta segunda-feira, dia 18, por meio de ofício assinado pelos líderes das bancadas do PSB, PSOL e Republicanos, partidos que compõem o bloco oposicionista.

 

Com apenas 27 anos, Cayo é o Parlamentar mais jovem da atual legislatura e passa a comandar uma Bancada que tem a missão de fiscalizar o Governo do Estado.

 

 

“Agradeço aos colegas por essa escolha que me deixa muito honrado. Inicio essa missão com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho sério que esse conjunto de deputados e deputadas tem feito, propondo e contribuindo sem jamais abrir mão dos debates necessários para Pernambuco”, declarou.

 

A mudança ocorre em meio a um processo de reconfiguração política na ALEPE. O MDB, agora liderado por Waldemar Borges, e o PRD, sob a liderança de Júnior Matuto, deixaram a base governista e passaram a integrar a Oposição. Já o ex-líder oposicionista, Diogo Moraes, migrou para o PSDB e atuará na bancada independente, onde também estão partidos como União Brasil e PL.

 

 

COMPOSIÇÃO DA CPI DA PUBLICIDADE – A filiação do deputado Diogo Moraes ao PSDB foi uma articulação conduzida pelo presidente da ALEPE e da sigla tucana em Pernambuco, Álvaro Porto. A mudança pode alterar o equilíbrio de forças na CPI da Publicidade, que investiga gastos do Governo Raquel Lyra e que está em andamento na Casa.

 

 

Com nove vagas titulares, a Comissão tinha maioria governista após acordo com o PL. Porém, com a entrada de Moraes, a oposição pode passar a contar com cinco membros contra quatro da base. No movimento, Diogo Moraes assumiu a liderança da bancada tucana, substituindo a deputada Débora Almeida, que contestou a decisão e acusou Porto de desrespeitar o regimento interno do Partido.

 

O acerto entre as direções do PSDB e PSB garante a filiação do Deputado Diogo Moraes, sem risco de perda de mandato por infidelidade partidária. (@blogcarloseugenio)