O filme “Dom Expedito Lopes – Apóstolo do Perdão” será exibido pela primeira vez nesta terça-feira, dia 30, em uma apresentação especial que acontece simultaneamente em Garanhuns e em Sobral-CE. A obra conta a trajetória de Dom Francisco Expedito Lopes, 5º bispo da Diocese de Garanhuns, conhecido por sua vida dedicada aos pobres, pela fundação de obras sociais e, principalmente, pelo ato de perdoar o próprio assassino momentos antes de morrer.
Em Garanhuns, a exibição acontece no Cine Jardim, do Centro Cultural Sesc, em três sessões – às 17h, 18h50min e 20h40mim. Os ingressos, disponibilizados gratuitamente na plataforma Sympla, esgotaram rapidamente, demonstrando o interesse do público pela história do religioso. A apresentação será única, pelo menos por enquanto. O filme tem duração de 1h20min.
Produzido pela Confraria Dom Expedito Lopes, o documentário combina depoimentos emocionantes, imagens históricas e uma narrativa que resgata a fé, a devoção e o legado do bispo, conhecido como “Apóstolo do Perdão”. A obra também tem caráter histórico e religioso, sendo considerada importante para o processo de beatificação e canonização de Dom Expedito, já reconhecido pelo Vaticano como Servo de Deus.
A produção do documentário busca não apenas contar a história de Dom Expedito Lopes, mas também inspirar o público a refletir sobre valores como a fé, a reconciliação e a justiça. O lançamento simultâneo em Garanhuns e Sobral tem significado especial, já que as duas cidades marcam momentos importantes da vida do Bispo: a primeira como local de seu martírio, e a segunda como sua terra Natal.
Atualmente, a Diocese de Garanhuns e as irmãs do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima, reúnem documentos e testemunhos que serão enviados ao Vaticano com o objetivo de garantir a canonização de Dom Expedito Lopes. Ele já foi reconhecido como Servo de Deus, e vem tendo a vida e as virtudes investigadas para possível reconhecimento como Santo. Para que o processo de beatificação, iniciado em 2003, possa avançar, é necessária a comprovação de um milagre atribuído à sua intercessão.
Clique em player para conferir vídeo produzido pela Folha de Pernambuco em junho de 2017.
A TRAJETÓRIA DE DOM EXPEDITO LOPES – Nascido em Sobral-CE, em 1914, Dom Expedito foi ordenado Padre em 1938. Após atuar como Professor e Capelão, tornou-se o primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Oeiras-PI. Em 1955, foi nomeado Bispo de Garanhuns, onde encontrou desafios relacionados à disciplina do clero local.
Seu episcopado foi marcado por ações em prol da caridade e pela criação de instituições voltadas ao acolhimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Porém, seu ministério foi interrompido de forma trágica em 1º de julho de 1957, quando foi baleado pelo padre Hosana de Siqueira e Silva, pároco de Quipapá, após desentendimentos envolvendo denúncias de má conduta.
Mesmo ferido, antes de falecer, Dom Expedito perdoou seu agressor, dizendo: “ofereço meu sangue pela Diocese, pelos seminaristas e pelo povo de Garanhuns.” Esse gesto de fé e misericórdia o consagrou como símbolo de perdão dentro da Igreja Católica. (@blogcarloseugenio)