BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 01 de maio de 2025

 

Enquanto os moradores da Avenida Cidade das Flores, no Loteamento Santa Tereza, que fica próximo ao Residencial Cidade das Flores, em Garanhuns, sofrem com os esgotos que descem do residencial, a Construtora e a Compesa não chegam a um entendimento de quem é a responsabilidade de resolver o problema.

 

  Clique na imagem para conferir o Vídeo.

 

O Blog do Carlos Eugênio apresentou a situação vivida pelos moradores daquela localidade em reportagem publicada no último dia 14 de abril (relembre AQUI), e mostrou vídeo produzido por um Cidadão, revelando que diante do despejo do esgoto produzido por cerca de 400 residências que integram o Residencial, a Avenida, um dos acessos ao Cemitério Parque das Rosas, está interditada e cheia de mato.

 

 

PREFEITURA DE GARANHUNS – Ao responder o contato do Blog, o secretário de Obras e Infraestrutura, Sinval Albino (Fá Albino), disse ter conhecimento do problema, mas deixou claro que a solução não é de responsabilidade da Prefeitura. Segundo o Secretário, o Sistema de Esgotamento Sanitário é administrado pela Compesa, tanto que a Estatal chegou a cobrar a Taxa de Esgoto dos Moradores por certo período.

 

 

CONSTRUTORA – Documentos enviados ao Blog pela empresa RRX Construtora e Incorporações LTDA – responsável pela construção do Residencial Cidade das Flores -, registram a entrega à Compesa, no último dia 22, de “Rotores e Selos Mecânicos”, destinados à Estação Elevatória do Loteamento Cidade das Flores. Segundo o documento, os equipamentos são “parte integrante do sistema de saneamento doado à Companhia Pernambucana de Saneamento” e visam “complementar os equipamentos já disponibilizados (bombas e instalações elétricas), assegurando a operacionalização da referida estação, conforme projeto aprovado”.

 

“Após a entrega dos rotores, juntamente com as bombas que já foram doadas, a responsabilidade pela instalação e operação da estação elevatória do Loteamento Cidade das Flores(…); passa a ser do destinatário (Compesa). Informamos que todas as providências necessárias estão sendo tomadas para a ativação da Estação Elevatória, conforme o projeto de saneamento aprovado”, destacou a empresa RRX,  complementando que “2/3 (dois terços) da rede já foi executada e o sistema foi formalmente doado à Compesa em parceria com a Neoenergia”.

 

 

A RRX também apresentou o Ofício 01/2016, enviado pela Coordenação Técnica de Engenharia da Compesa em Garanhuns, em que a Estatal constata “após visita técnica in loco”, que o Sistema de Abastecimento, “foi recebido com ressalvas, pois os devidos testes operacionais não foram realizados e poderá ser operado e mantido por este Órgão”. O documento assinado há nove anos pelo então Gerente Regional da Compesa, Igor Galindo, destaca que a RRX Construtora se “responsabilizará até o término das obras por qualquer manutenção por falha de execução ou manuseio do referido sistema”.

 

 

COMPESA – Em Nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, o Gerente Regional da Compesa, Aldo Brasileiro, garantiu que a Compesa “ainda não está operando a parcela do Sistema de Esgotamento Sanitário do Loteamento Cidade das Flores”, implantado pela RRX, “em face de pendências na conclusão de etapas úteis da EEE e testes operacionais do emissário”. Ainda segundo a Compesa, “até a conclusão da obra, a responsabilidade sobre o SES deste loteamento ainda é da RRX, que está com tratativas com a Compesa para atendimento das pendências deste Sistema”.

 

A Nota ainda deixa claro que “o Sistema nunca entrou em Operação, portanto nunca foi recebido. A Compesa opera apenas a rede de Distribuição, que foi implantada e recebida parcialmente”. (@blogcarloseugenio)