Enquanto os moradores da Avenida Cidade das Flores, no Loteamento Santa Tereza, que fica próximo ao Residencial Cidade das Flores, em Garanhuns, sofrem com os esgotos que descem do residencial, a Construtora e a Compesa não chegam a um entendimento de quem é a responsabilidade de resolver o problema.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para conferir o Vídeo.
O Blog do Carlos Eugênio apresentou a situação vivida pelos moradores daquela localidade em reportagem publicada no último dia 14 de abril (relembre AQUI), e mostrou vídeo produzido por um Cidadão, revelando que diante do despejo do esgoto produzido por cerca de 400 residências que integram o Residencial, a Avenida, um dos acessos ao Cemitério Parque das Rosas, está interditada e cheia de mato.
PREFEITURA DE GARANHUNS – Ao responder o contato do Blog, o secretário de Obras e Infraestrutura, Sinval Albino (Fá Albino), disse ter conhecimento do problema, mas deixou claro que a solução não é de responsabilidade da Prefeitura. Segundo o Secretário, o Sistema de Esgotamento Sanitário é administrado pela Compesa, tanto que a Estatal chegou a cobrar a Taxa de Esgoto dos Moradores por certo período.
CONSTRUTORA – Documentos enviados ao Blog pela empresa RRX Construtora e Incorporações LTDA – responsável pela construção do Residencial Cidade das Flores -, registram a entrega à Compesa, no último dia 22, de “Rotores e Selos Mecânicos”, destinados à Estação Elevatória do Loteamento Cidade das Flores. Segundo o documento, os equipamentos são “parte integrante do sistema de saneamento doado à Companhia Pernambucana de Saneamento” e visam “complementar os equipamentos já disponibilizados (bombas e instalações elétricas), assegurando a operacionalização da referida estação, conforme projeto aprovado”.
“Após a entrega dos rotores, juntamente com as bombas que já foram doadas, a responsabilidade pela instalação e operação da estação elevatória do Loteamento Cidade das Flores(…); passa a ser do destinatário (Compesa). Informamos que todas as providências necessárias estão sendo tomadas para a ativação da Estação Elevatória, conforme o projeto de saneamento aprovado”, destacou a empresa RRX, complementando que “2/3 (dois terços) da rede já foi executada e o sistema foi formalmente doado à Compesa em parceria com a Neoenergia”.
A RRX também apresentou o Ofício 01/2016, enviado pela Coordenação Técnica de Engenharia da Compesa em Garanhuns, em que a Estatal constata “após visita técnica in loco”, que o Sistema de Abastecimento, “foi recebido com ressalvas, pois os devidos testes operacionais não foram realizados e poderá ser operado e mantido por este Órgão”. O documento assinado há nove anos pelo então Gerente Regional da Compesa, Igor Galindo, destaca que a RRX Construtora se “responsabilizará até o término das obras por qualquer manutenção por falha de execução ou manuseio do referido sistema”.
COMPESA – Em Nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, o Gerente Regional da Compesa, Aldo Brasileiro, garantiu que a Compesa “ainda não está operando a parcela do Sistema de Esgotamento Sanitário do Loteamento Cidade das Flores”, implantado pela RRX, “em face de pendências na conclusão de etapas úteis da EEE e testes operacionais do emissário”. Ainda segundo a Compesa, “até a conclusão da obra, a responsabilidade sobre o SES deste loteamento ainda é da RRX, que está com tratativas com a Compesa para atendimento das pendências deste Sistema”.
A Nota ainda deixa claro que “o Sistema nunca entrou em Operação, portanto nunca foi recebido. A Compesa opera apenas a rede de Distribuição, que foi implantada e recebida parcialmente”. (@blogcarloseugenio)