Dois estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Coronel José Abílio, do município de Bom Conselho, protagonizaram um ato simbólico e cívico em homenagem ao aniversário da Constituição Federal de 1988. Ana Beatryz e Natanael Cabral, ambos do 1º ano do Ensino Médio, participaram, ao lado do professor de Língua Portuguesa, Luide Albuquerque, da Maratona de Leitura da Constituição Federal, transmitida ao vivo pelo YouTube.
Clique em player e confira o Vídeo.
Durante mais de 10 horas ininterruptas, os Estudantes se revezaram na leitura dos 250 artigos da chamada “Constituição Cidadã”, em um gesto de protagonismo estudantil e valorização da Escola Pública. A ação marcou a celebração dos 37 anos da promulgação do documento, que assegura direitos, deveres e garantias fundamentais para a sociedade brasileira.
De acordo com o professor Luide Albuquerque, a Maratona teve caráter pedagógico, cívico e inspirador. “Não é apenas uma leitura, mas um ato simbólico que reafirma a importância da Constituição e mostra que os Jovens podem e devem participar da vida pública com responsabilidade”, destacou.
Para os alunos, a experiência representou mais do que um exercício de leitura. “Sei que não leio apenas por mim, mas em nome de todos os estudantes que acreditam na Escola Pública e reconhecem a importância da Constituição”, afirmou Natanael Cabral.
A iniciativa também reforçou o papel da educação pública como espaço de cidadania e transformação social. “Esse momento conecta os alunos ao campo da vida pública, desperta consciência crítica e fortalece o orgulho de estudar em uma escola pública, direito garantido pela própria Constituição”, completou o professor Luide Albuquerque. (@blogcarloseugenio)